Aérea europeia de baixo custo quer voos dentro do Brasil, diz ministro
Depois de receber autorização para operar voos entre o Brasil e o Reino Unido, a companhia aérea europeia de baixo custo Norwegian estaria interessada em operar voos domésticos entre cidades brasileiras, segundo o ministro do turismo, Vinicius Lummertz.
Ele esteve reunido nesta quarta-feira (22) com a diretora de Comunicação e Relações Públicas da Norwegian, Charlotte Holmbergh Jacobsson, em Estocolmo (Suécia). A Norwegian foi procurada para comentar a declaração do ministro, mas até a publicação desta reportagem ainda não havia respondido.
Para que a Norwegian possa voar entre cidades brasileiras, é preciso aprovar o projeto que libera 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas que operam voos nacionais no Brasil. A legislação atual permite o máximo de 20% de capital estrangeiro. O projeto já entrou na pauta de votação da Câmara dos Deputados diversas vezes, mas ainda não chegou a ser votado.
Leia também:
Nova aérea "econômica" começa a operar no Brasil, ligando Fortaleza e Paris
Empresa asiática é eleita melhor aérea de baixo custo pelo 10º ano seguido
Avião leva até 7.000 itens por voo só para serviço de bordo de passageiros
Ministério defende abertura ao capital estrangeiro
Em nota, o Ministério do Turismo afirmou que a abertura do capital estrangeiro é necessária para aumentar a competição entre as companhias aéreas no Brasil. "Com a medida, empresas estrangeiras poderão voar no mercado doméstico se abrirem uma filial em território brasileiro. Enquanto Argentina e Colômbia têm nove e oito companhias aéreas operando as rotas domésticas, no Brasil quatro empresas concentram mais de 99% do mercado", afirma.
Em vídeo divulgado pelo ministério, Vinicius Lummertz afirma: "Se nós passarmos a abertura do capital das aéreas no Brasil, teremos uma empresa voando dentro do Brasil, constituindo uma nova empresa brasileira, com a metade do custo do mercado. É o que eles fazem aqui [na Europa], as chamadas low cost".
Em entrevista ao blog Todos a Bordo, o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, havia afirmado que permitir que se cobre para despachar bagagem e para marcar assentos antecipadamente é fundamental para atrair empresas de baixo custo para o Brasil.
Ceará faz lobby para receber voo da Norwegian
O ministro afirmou que a Norwegian deve iniciar os voos internacionais no Brasil a partir de março do ano que vem. A empresa ainda não divulgou a rota exata que deve operar, mas a principal possibilidade é uma ligação entre Londres e São Paulo ou Rio de Janeiro.
O governo do Ceará tem feito pressão para tentar atrair a empresa para o estado em uma rota entre Fortaleza e Londres. O secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, esteve presente na reunião entre o ministro do Turismo e a diretora da Norwegian.
Fortaleza tem intensificado a estratégia para atrair voos internacionais. No início do ano, foram inaugurados voos para Paris (França) pela Joon, uma subsidiária da Air France, e Amsterdã (Holanda) pela KLM. A partir de novembro, a Gol inicia voos diários para Orlando e Miami, nos Estados Unidos.
Segundo o ministério do Turismo, nos últimos três anos e meio Fortaleza passou de oito para 48 voos internacionais por semana. O estado do Ceará oferece às empresas aéreas um pacote de benefícios com investimento de US$ 500 mil por rota implementada para promoção e atração de passageiros, nos três primeiros anos.
Empresa já está na Argentina
A Norwegian já criou uma filial na Argentina para operar voos dentro do país, além de rotas na América do Sul, incluindo o Brasil, para a Europa e Estados Unidos. A previsão da companhia é que os voos nacionais na Argentina comecem em outubro. Até o momento, a filial argentina conta com apenas um avião, que está sendo utilizado para obter as autorizações de operação.
A empresa inaugurou voos entre Buenos Aires e Londres no início do ano. Os voos são operados pela matriz europeia, que tem origem norueguesa e sede na Inglaterra. As passagens entre Buenos e Londres chegam a ser até 40% mais baratas que as das principais concorrentes.
Leia também:
Jato mais barato do mundo pode ser financiado em 60x; veja valor da parcela
Avião chinês quer entrar no mercado brasileiro para fazer voos regionais
Acompanhamos a entrega de um avião 0 km da Embraer até a Holanda
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.