IPCA
0,1 Out.2019
Topo
Blog Todos a Bordo

Blog Todos a Bordo

Por que aéreas da Ásia e Oriente Médio dominam lista de melhores do mundo?

Todos a Bordo

05/08/2018 04h00

Por Vinícius Casagrande

As companhias aéreas da Ásia e do Oriente Médio dominam nos últimos anos a lista de melhores empresas de aviação do mundo. No último ranking da Skytrax, considerado o "Oscar da aviação" e divulgado no mês passado, nove entre as dez primeiras colocadas são do oriente (veja álbum de fotos acima).

As empresas da região também dominam diversas outras categorias da premiação, com as de melhor equipe de bordo, melhor primeira classe, melhor classe executiva, limpeza da cabine e melhores serviços de aeroporto.

Leia também:

Empresa asiática é eleita melhor aérea de baixo custo pelo 10º ano seguido
Aéreas low-cost podem baratear voos do Brasil para Argentina, Caribe e EUA
SP pode ser uma das primeiras cidades a ter táxi voador elétrico da Airbus

Luxo e bom atendimento

Uma das características mais marcantes das companhias aéreas da Ásia e do Oriente Médio é o luxo proporcionado aos passageiros da primeira classe e da executiva. Os passageiros das áreas mais sofisticadas do avião encontram, dependendo da empresa, suítes com cama de casal, serviço de mordomo, chuveiro a bordo, entre outras regalias.

No entanto, mesmo os passageiros da classe econômica também recebem atenção especial das companhias asiáticas e do Oriente Médio. Na categoria entre melhores companhias aéreas para a classe econômica, nove entre as dez primeiras também são da região. A líder nessa categoria é a tailandesa Thai Airways.

O professor do curso de aviação civil da Universidade Anhembi Morumbi Claudio Fonseca afirma que um dos motivos para as empresas da Ásia e Oriente Médio dominarem o topo do ranking é a cultura regional em prestar um bom atendimento, com constante treinamento.

"O maior contribuidor para a qualidade do produto é a qualidade do treinamento das pessoas. E isso vale para a área de serviço. Se olhar os povos do oriente, eles têm essa cultura do serviço. Essas empresas têm essa atenção ao detalhe, que é da cultura deles", afirma.

Em meio à riqueza do Oriente Médio, o professor do curso de aviação civil também destaca o lado cultural da ostentação naquela região do planeta. "O nível de ostentação nesses países é diferente. Em Abu Dhabi, por exemplo, há um desfile de carros de luxo como Porsches e Ferraris. Eles levam essa cultura também para dentro dos aviões", diz.

Suítes da primeira classe da Singapore Airlines podem se transformar em um quarto de casal (Divulgação)

Economia rica e estável

Outro ponto relevante para uma melhor qualidade na prestação dos serviços por parte das companhias aéreas da Ásia e Oriente Médio é a parte econômica. Com sede em países com riqueza abundante e economicamente estáveis, as empresas conseguem ter mais previsibilidade em relação aos negócios e planejar melhor os investimentos.

As companhias do Oriente Médio, maior região produtora de petróleo do mundo, ainda se beneficiam dos baixos custos do combustível. Ao aliviar a carga em um dos principais custos de uma companhia aérea, elas ganham fôlego para outros investimentos.

"É bem diferente da nossa região, na qual as companhias estão brigando constantemente com as oscilações do câmbio, do preço do combustível e de outros custos. Isso tira poder de investimento", afirma o professor do curso de aviação civil.

Nessa questão, a única companhia aérea de fora da Ásia e Oriente Médio entre as dez melhores do mundo é a alemã Lufthansa, com sede no país com a maior economia da Europa.

No caso das companhias norte-americanas, a maior economia do mundo, o problema são a concorrência e a cultura local. O importante ali não é tanto o luxo e sofisticação, mas o serviço eficiente a baixo custo.

Terminal 3 do aeroporto de Changi, em Cingapura, eleito o melhor do mundo (TommL/Getty Images)

Experiência completa

A experiência de voar começa bem antes de o passageiro entrar no avião. A partir do momento em que ele coloca os pés no aeroporto, tudo influencia na sua percepção se o serviço foi bom ou ruim. "Se o passageiro teve um bom atendimento que antecede o voo, com tudo organizado e bem-feito, ele fica mentalmente mais receptivo ao resto e vai no fluxo de admiração", diz Fonseca.

Não é à toa que entre os dez melhores aeroportos do mundo, seis estão na Ásia e Oriente Médio, segundo ranking da própria Skytrax divulgado em março. O líder desse ranking é o aeroporto de Singapura, justamente a principal base de operações da Singapore Airlines, a líder entre as companhias aéreas.

"É uma soma de todos os fatores, como cultura, vontade de servir, treinamento, aeronaves novas e aeroporto. As pessoas e a economia andam em paralelo para criar a experiência do cliente", afirma o professor do curso de aviação civil.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa da Skytrax foi feita com mais de 20 milhões de passageiros de mais de cem nacionalidades diferentes entre agosto de 2017 e maio de 2018. Os passageiros avaliaram 335 companhias aéreas do mundo inteiro.

Entre as companhias aéreas dos Estados Unidos, o maior mercado de aviação do mundo, a mais bem colocada é a Delta Air Lines. A empresa está na 37ª posição. Já entre as companhias da América do Sul, o grupo Avianca (que inclui as empresas da Colômbia e do Brasil) lidera o ranking na 51ª posição.

Leia também:

Empresa de cruzeiros transforma Boeing 777 em avião de luxo
Sonha em ter um jato executivo? O mais barato do mundo custa R$ 7,4 mi
Por que quase todos os aviões são brancos?

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Todos a Bordo