Nova aérea "econômica" começa a operar no Brasil, ligando Fortaleza e Paris
Uma nova empresa aérea começa a operar no Brasil a partir de 4 de maio: a Joon, subsidiária do grupo Air France-KLM que oferece passagens a baixo custo e busca ser "descolada" para atrair o público mais jovem. A companhia terá voos entre Fortaleza e Paris, na França.
A empresa diz que a Joon não é uma empresa de baixo custo, mas sim "uma marca focada em 'life style', design e tecnologia digital". O site especializado em viagens Traveller diz que a Joon é claramente uma empresa de baixo custo e, com ela, a Air France-KLM, tenta cortar gastos para competir num mercado difícil.
Veja abaixo algumas curiosidades da Joon e fotos da companhia, divulgadas pela própria empresa e por passageiros.
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Preços
Segundo a empresa, a passagem aérea partindo de Fortaleza custa até 35% menos que as passagens saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro porque a capital cearense fica "consideravelmente mais perto da Europa".
Numa comparação feita pela reportagem, saindo rumo a Paris em 3 de junho e retornando em 8 de junho, a passagem a partir de São Paulo custava R$ 3.965 e a partir de Fortaleza, R$ 2.855 –uma diferença de 28%.
Comparando apenas voos entre Fortaleza e Paris, nas mesmas datas citadas acima, o voo mais barato encontrado, logo após a Air France/Joon, foi da portuguesa TAP com escala em Lisboa na ida e na volta. O preço: R$ 3.114. Nesse caso, o voo da Joon tem a vantagem de ser direto e custa 8% menos.
Avião
Os voos da Joon são operados por um avião Airbus A340-300, com capacidade para 278 passageiros. Os assentos são divididos em classe executiva (30), econômica premium (21) e econômica (227).
Três classes
Os passageiro podem optar entre classe executiva (30), econômica premium (21) e econômica (227).
Uniforme despojado
A tripulação veste roupas descoladas se comparadas com os uniformes de outras companhias aéreas. Sapato, salto alto e terninho são substituídos por tênis e camiseta.
Mascote fofo
O mascote da Joon é Jwoof, um cachorrinho branco, vestindo a camisa da empresa, calça preta e tênis. Ele tem até perfil no Instagram: @jwoof_dog.
Streaming e realidade virtual
As telas de entretenimento de bordo são de 15,6 polegadas na classe executiva, 13,3" na econômica premium e 10,1" na econômica. As opções disponíveis são iguais às da Air France, com mais de 1.200 horas de filmes, seriados, música e jogos.
Há um canal de streaming gratuito chamado #YouJoon, com acesso ao mapa aéreo, séries e canais do YouTube. O serviço pode ser acessado durante o voo por smartphones, tablets e laptops.
Pelo aplicativo Air France Play, o passageiro pode ler diversos jornais e revistas pelo mundo.
A grande diferença é o Allosky: por 15 euros, o cliente pode alugar óculos de realidade virtual e fones de ouvido com redução de ruído e assistir a filmes e documentários em 3D, 2D e VR 180°.
Comes e bebes
A Joon oferece refeição e bebida gratuita em todas as classes.
=> Executiva: o serviço é idêntico ao da Air France. O cliente é recebido com uma taça de champanhe ou suco de frutas. A refeição inclui uma entrada gourmet, um prato quente (há quatro opções disponíveis, atualizadas de três em três meses por chefs franceses), uma seleção de dois queijos, sobremesa (trio de sobremesa do dia, seleção de sorvetes e cesta de frutas), além de uma bebida quente e um licor para finalizar a refeição. Os vinhos disponíveis são escolhidos por sommeliers premiados. Também há café da manhã ou lanche, dependendo do horário e duração do voo.
=>Econômica Premium e Econômica: O cliente recebe uma toalha quente, uma entrada, um prato quente (há duas opções disponíveis), pão com queijo e sobremesa, além de uma bebida quente (chá ou café) para finalizar a refeição e cesta de doces antes de sair do avião. Para voos longos, a Joon oferece uma segunda refeição, como um cardápio frio em voos de 6h30 a 8h30 de duração, ou um prato quente em voos acima de 8h30.
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