IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Maior aeronave do mundo, dirigível sofre mais um acidente no Reino Unido

Todos a Bordo

21/11/2017 14h10

Dirigível se soltou do mastro de segurança e foi esvaziado (foto: Polícia de Bedfordshire)

O dirigível Airlander 10, atualmente a maior aeronave do mundo, sofreu um novo acidente após um voo de teste no último final de semana. É o segundo acidente do Airlander 10 em apenas seis voos de teste desde que a aeronave decolou pela primeira vez em agosto do ano passado. O dirigível tem 92 metros de comprimento (16 metros a mais que o Boeing 747-8), 43 metros de largura e 26 metros de altura (2 metros a mais que o Airbus A380).

Depois de pousar na última sexta-feira, o dirigível foi amarrado aos mastros de fixação no solo. No dia seguinte, uma falha fez com que a aeronave se soltasse. Isso fez com que fosse acionadao um sistema de emergência, que abre uma fenda na estrutura da aeronave, permitindo a liberação dos gases e fazendo com que o dirigível fosse esvaziado.

O acidente aconteceu no aeroporto de Cardington, cerca de 80 quilômetros ao norte de Londres, no Reino Unido. Segundo um comunicado da empresa Hybrid Air Vehicle, fabricante do Airlander 10, o sistema de emergência foi acionado para minimizar os danos.

Leia também:

Jato da Embraer é o único a pousar na ilha de Napoleão com vento de 90 km/h

Qual avião é mais seguro de voar: um grande ou um pequeno?

Jatinho mais barato do mundo tem só um motor e paraquedas de emergência

Dirigível Airlander 10 está em teste desde agosto do ano passado (foto: Divulgação)

"É uma característica de segurança para garantir que nossas aeronaves minimizem qualquer dano potencial ao seu entorno nessas circunstâncias. A aeronave está agora desinflada e segura no campo de pouso. O combustível e o gás hélio foram removidos com segurança", diz a empresa.

Para ser inflado, são necessários 38 mil metros cúbicos de gás hélio. O dirigível conta com quatro motores V8 abastecidos com diesel, que geram 325 hp de potência cada um.

Mesmo sem ter ninguém a bordo do dirigível no momento do acidente, dois funcionários da Hybrid Air Vehicle que estavam próximos à aeronave ficaram levemente feridos. Uma mulher chegou a ser encaminhada para um hospital local, mas já foi liberada. Outro funcionário sofreu alguns ferimentos ao tentar solucionar o problema.

A fabricante afirma que as causas do acidente ainda serão investigadas. "Estamos testando um novo tipo de aeronave, e incidentes dessa natureza podem acontecer durante a fase de desenvolvimento. Nas próximas semanas, vamos avaliar as causas do incidente e a extensão dos reparos necessários", afirma a Hybrid Air Vehicle, em nota.

Um dia antes do acidente, a empresa havia afirmado que a aeronave entraria em uma nova fase de testes. A intenção era realizar voos mais altos (até 2.100 metros), mais rápidos (até 92 km/h) e com distâncias maiores (até 139 quilômetros). Agora, não há previsão para a retomada dos testes com o Airlander 10.

Aeronave já havia sofrido um acidente durante o segundo voo de teste (foto: reprodução)

Aeronave já tinha sofrido outro acidente

O dirigível voou pela primeira vez em agosto do ano passado. No segundo voo, a aeronave teve um acidente durante o pouso. Ao se aproximar do campo de Cardington, o dirigível bateu com o nariz no chão, causando danos na cabine de comando.

A aeronave só voltou a voar novamente em maio deste ano, depois que a empresa desenvolveu um novo sistema com duas bolsas infláveis na parte inferior do dirigível para auxiliar nos pousos. O dirigível realizou somente seis voos até o momento.

O dirigível pode decolar com peso máximo de até 20 toneladas. Segundo a empresa, o Airlander 10 pode atingir a velocidade máxima de 150 km/h e distâncias de até 6.000 quilômetros.

Leia também:

Jatos comerciais têm motor escondido na traseira. Sabe para que ele serve?

Por que quase todos os aviões são brancos?

Sonha em comandar um avião? Veja quanto custa formação básica de um piloto

Como é o teste de um avião novo, que inclui até queda de barriga

UOL Notícias

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.