IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Superstição com 13 é tanta, que aéreas vetam filas de bancos com o número

Todos a Bordo

13/05/2016 06h00

Se você acredita no azar atribuído ao número 13 e tem medo de viajar de avião, talvez fique mais tranquilo ao saber que muitas companhias, já há algum tempo, decidiram excluir de vez a fileira com esse número "maligno".

Para se ter uma ideia, das 102 companhias aéreas de todo o mundo monitoradas pelo site SeatGuru.com —que mostra os assentos de cada voo para que o passageiro encontre o melhor lugar— 25 simplesmente aboliram a fileira 13. As informações são do site americano The Wall Street Journal.

Mas essa escolha é por pura superstição? A verdade é que poucas assumem que sim, como é o caso das estrangeiras AirFrance, KLM, Continental Airlines e Lufthansa.

Segundo as companhias, o fato de muitas culturas acreditarem que o número dá azar, pode gerar desconforto em quem já não gosta de aviões. Consequentemente, isso pode gerar tensão em outros passageiros durante o voo. Na dúvida, melhor não dar chance para o azar.

Já a maioria diz que a decisão não está relacionada a crenças e sim à melhor maneira de organizar as poltronas dentro da aeronave, como é o caso das brasileiras Tam e Gol —ambas têm aeronaves com e sem poltronas de número 13.

No entanto, em 2013 a GOL foi condenada a pagar R$ 5 mil reais a dois passageiros por danos morais depois de vender assentos justamente na fileira 13 de um avião em que ela não existia.

Em sua defesa, a Gol alegou inexistência de danos a serem indenizados, e ainda imputou a responsabilidade do erro a funcionários terceirizados e não soube dizer o porquê de, naquela aeronave, a fileira de assentos pular do número 12 para o 14.

Procurada pelo blog, a Azul disse que mantem os assentos. Já a Avianca não respondeu.

Superstição vai além do 13

Além do número 13, algumas companhias aéreas levam ainda mais a sério as superstições. Ainda de acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, antes de se fundir com a United Airlines, a Continental Airlines evitava o número 13 sempre que podia, eliminando até portões de embarque com o número. Segundo a publicação, veteranos da companhia disseram que a decisão ocorreu após um acidente em Denver com o voo 1713, em 1987.

Algumas companhias aéreas também usam números de sorte para designar voos que levam a destinos de jogos. O da Alaska Airlines, por exemplo, que vai de Las Vegas a Bellingham, é o de número 649. Essa rota costuma levar muitos clientes canadenses e a loteria do Canadá é chamada de Lotto 6/49.

Leia também: 

Bonecas "possuídas" ganham assento e comida em voo na Tailândia

Anúncio confunde, e clientes pedem passagens para Gotham City e Metrópolis

Em ação promocional, aérea dá desconto a cada vez que um bebê chora no voo

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros; conheça alguns

Fetiche de homens por aeromoças pode ter explicação que vai além da beleza

Congonhas, 80, já teve Carnaval e foi "point" para ver avião subir e descer

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.