Menores aviões do mundo são mais leves e mais curtos que um carro
Se você tem medo de turbulência ou sente uma certa claustrofobia em voos comerciais, imagine como deve ser viajar nos menores aviões tripulados que já foram construídos no mundo? Para se ter uma ideia, algumas dessas pequenas aeronaves podem ser até um décimo do tamanho de um Boeing 737, pesar menos de 100 kg (um carro popular tem de 900 a 1.000 kg) e terem um comprimento menor que um utilitário esportivo (que chega a 5m).
Geralmente, os pequenos aviões foram (e ainda são) construídos para fins militares, como o McDonnell XF-85, ou para lazer, como o Cri-Cri. Em alguns casos, eles são fruto de disputas para simplesmente mostrar quem consegue criar o menor avião do mundo, como é o caso do Pássaro Bebê e do Bumble Bee.
O resultado são modelos com velocidade e autonomia de voo reduzidos, mas com aparência bem "diferente" da que estamos acostumados. Na lista a seguir, separamos sete dos menores modelos de avião do mundo tripulados:
Gee Bee Model R
O Gee Bee Model R fez o seu primeiro voo em agosto de 1932. O pequeno avião, que pesava 834 quilos, tinha 5,38m de comprimento e 7,62m de envergadura (maior distância de uma ponta da asa até a outra), foi criado para participar de corridas aéreas. A aeronave ganhou reputação mundial quando conseguiu, no mesmo ano, bater o recorde de velocidade da época (476 km/h).
Em três ocasiões, o Gee Bee teve problemas no ar. Em duas delas, os acidentes foram fatais. A baixa estabilidade e controles confusos foram apontados como alguns dos problemas do avião.
Wee Bee
O Wee Bee foi projetado e construído nos EUA durante a década de 1940. O pequeno avião tinha pouco mais de 4,25m de comprimento, uma envergadura de apenas 5,5m e pesando 95 quilos. No Wee Bee, o piloto ficava em uma posição praticamente deitada e em cima da fuselagem.
Apenas um exemplar do Wee Bee foi construído, fazendo o primeiro voo em 1948. Depois, o avião ficou exposto no Museu Aeroespacial de San Diego, mas foi destruído por um incêndio no local em 1978. Os inventores do Wee Bee criaram uma pequena empresa chamada Bee Aviation, ou Beecraft, que passou a construir uma versão maior do avião, chamada Honey Bee.
McDonnell XF-85
O McDonnell XF-85 foi projetado pela Força Aérea dos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial. A ideia é que ele poderia ser acoplado em outro avião com o objetivo de "defender" a aeronave maior. Para isso, o avião deveria ser extremamente compacto. O McDonnell XF-85 tinha pouco menos de 5m de comprimento, 2,5m de altura e uma envergadura de 6,4m. Seu peso era de 2,5 toneladas.
Apesar dos testes de voo do modelo terem sido positivos, o programa foi cancelado ainda quando o avião era apenas um protótipo. O motivo, segundo os desenvolvedores, é que o desempenho do McDonnell XF-85 era inferior à dos caças que teria que combater. Apenas dois exemplares foram construídos e serviram como peças de museu.
Colomban Cri-cri
Com 3,9m de comprimento, 4,9m de envergadura e pesando 75 quilos vazio, o Colomban Cri-cri é praticamente um avião que cabe na garagem. O primeiro modelo foi criado em 1970 pelo engenheiro francês Michel Colomban. Como se trata de um avião para lazer e que pode ser construído facilmente, os Cri-Cri são frequentemente modificados pelos seus donos a partir do projeto original, como na imagem abaixo:
Baby Sky
O pequeno Baby Sky, com 3m de comprimento e uma envergadura de 2,1m e 205 quilos, foi construído em 1952 simplesmente para ser considerado o menor avião do mundo. A aeronave participou de shows aéreos entre abril e novembro do mesmo ano e depois se aposentou, com apenas 25 horas de voo. Baby Sky permaneceu com o título de menor avião do mundo até 1980, quando o seu ex-piloto, Robert Starr de Phoenix, Arizona, construiu o Bumble Bee.
Pássaro bebê
Na disputa pelo título de menor avião do mundo, o americano Ray Stits construiu um monoplano chamado de "Pássaro bebê". Media 3,35m de comprimento, tinha uma envergadura de 1,91m e pesava menos de 114,3 quilos. O pequeno avião voou pela primeira vez em 4 de agosto de 1984 e foi aposentado em 1989, depois de 35 voos.
Bumble Bee I e II
O Bumble Bee foi projetado e construído também com o único propósito de levar o título de menor avião do mundo. Robert Starr, seu criador, já tinha participado como piloto e designer em dois recordes anteriores.
Sentindo que não tinha recebido o crédito suficiente pela sua participação nesses esforços, ele decidiu bater seu próprio recorde. Em 1979, começou a trabalhar no Bumble Bee e depois de cinco anos, a aeronave estava pronta para voar. O avião tinha 1,82m de envergadura e pesava 328 quilos (carregado).
O primeiro voo do Bumble Bee foi em 1984 e o avião ganhou o título de menor aeronave que já voou. O registro ficou até agosto do mesmo ano, quando um dos ex-sócios de Starr construiu e voou em avião ainda menor (o Pássaro Bebê). Os registros foram ligeiramente modificadas para dar a Starr o recorde de menor biplano, enquanto o outro competidor levou o recorde de menor monoplano. Starr quebrou seu próprio recorde biplano em 1988 com o Bumble Bee II. No entanto, em seu primeiro voo, o motor parou e o avião ficou completamente destruído e o piloto, que era o próprio Starr, ficou gravemente ferido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.