Airbus estuda assento flexível para passageiro obeso e família com crianças
A fabricante de aviões Airbus apresentou um pedido de patente para assentos de passageiros reconfiguráveis, com cadeiras e cinto de segurança ajustáveis, que permitirão acomodar pessoas de diferentes tipos físicos, principalmente as com excesso de peso.
De acordo com a série de desenhos apresentados ao escritório de patentes dos EUA, as poltronas poderiam ser configuradas de três formas. "Com a possibilidade de adaptação dos bancos, as companhias podem atender às exigências de grupos específicos de usuários, como famílias com crianças pequenas, idosos, obesos e pessoas com mobilidade reduzida", disse a Airbus em seu pedido.
A primeira ilustração mostra a possibilidade de aumentar o espaço entre as poltronas, acomodando facilmente duas pessoas obesas e ainda mantendo o "braço" que separa os assentos entre elas. Segundo a fabricante, essa configuração seria indicada para passageiros com excesso de peso ou com mobilidade reduzida.
Hoje, algumas companhias aéreas oferecem poltronas mais largas por um custo extra no valor das passagens. Qualquer passageiro, obeso ou não, pode comprar os lugares.
O segundo desenho mostra os mesmos assentos, mas agora acomodando três pessoas. Segundo a descrição da companhia, a configuração pode ser "convenientemente usada na classe econômica, oferecendo espaço suficiente para três passageiros que não necessitem de lugares mais espaçosos".
A terceira configuração pode ser uma boa notícia para famílias com crianças pequenas que já pagam pelos assentos. No desenho, as mesmas poltronas acomodam dois adultos e duas crianças pequenas sentadas entre eles. De acordo com a Airbus, isso poderia ajudar a reduzir os custos das passagens em viagens de família. Hoje, crianças a partir de dois anos já pagam a passagem. O preço varia de acordo com a companhia aérea.
E quando os assentos começarão a ser fabricados? A resposta não é animadora. A solicitação de patente não significa que a proposta vai virar realidade. De acordo com a Airbus, cerca de 600 patentes são registradas todos os anos com o objetivo de proteger a propriedade intelectual da empresa. Entre alguns dos pedidos, estão uma espécie de "beliche de assentos", capacetes de realidade virtual e aviões supersônicos.
Leia também:
– Novo projeto de avião supersônico sonha com viagem Londres/NY em meia hora
– Airbus imagina como colocar mais passageiros a bordo – uns sobre os outros
– Avião do futuro: forma de donut, cockpit nos fundos e porta antiterrorista
– Assentos que vão para frente e para trás: fim da falta de espaço nos voos?
– Bonecas "possuídas" ganham assento e comida em voo na Tailândia
– Projeto de assento do futuro tem aquecimento no pé e TV de 24″
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.