Em 1930, voo parava 22 vezes para abastecer; saiba como era viajar na época
Se você costuma ficar nervoso durante o voo em pleno século 21, provavelmente não teria coragem de entrar em um avião na década de 1930. A era foi marcada por um dos maiores saltos de expansão da indústria aérea. Andar de avião era a nova sensação mundial.
Para se ter uma ideia, em 1930, seis mil pessoas viajaram em aviões comerciais nos EUA. Em 1938, o número saltou para 1,2 milhão.
Isso aconteceu porque, com o fim da Primeira Guerra Mundial, a indústria da aviação se aprimorou. Agora, os aviões eram feitos de metal. Isso permitia voos mais longos e que atravessavam diferentes tipos de clima.
Mas veja bem: as viagens estavam longe de serem confortáveis ou baratas. Voar era alto, frio e barulhento. Veja oito curiosidades sobre como era voar antigamente:
1. Tripulação usava megafone para ser ouvida
O barulho era um dos grandes problemas durante as viagens. O som era tão alto que para se comunicar com os passageiros, a tripulação, muitas vezes, tinha que recorrer a pequenos megafones. Enquanto um jato militar emite um som que chega a 140 decibéis durante a decolagem, um avião da época chegava a 120 decibéis.
2. Passagem custava a metade do valor de um carro
Um bilhete de ida e volta de costa a costa dos EUA custava cerca de 260 dólares em 1930. Barato? Bem, o preço de um automóvel popular da época era apenas o dobro do valor.
3. Em uma única viagem, 22 paradas
Agora, se você reclama das conexões, seria impossível viajar entre Londres e Brisbane (Austrália). A rota era a mais longa disponível em 1938 e levava oito dias. Além disso, o avião parava nada menos que 22 vezes para ser reabastecido.
4. Uso de tanques de oxigênio era comum
A adoção generalizada de pressurização em cabine não tinha chegado à industria de aviação até 1940. Isso significa que o uso de cilindros de oxigênio eram comuns nos voos da época.
5. Não havia sinal para apertar o cinto em áreas de turbulência
Os aviões também eram conhecidos por estarem sujeitos a grandes oscilações de altura em intervalos muito pequenos de tempo. Em muitos voos, a aeronave podia "descer" centenas de pés sem emitir nenhum aviso para que os passageiros voltassem aos assentos e apertassem os cintos. A sensação era tão ruim, que os bancos vinham equipados com tigelas para serem usadas caso o passageiro ficasse enjoado.
6. Aeroporto do Cairo era o ponto de convergência
Na época, a cidade do Cairo (Egito) era o "ponto de encontro" da maioria dos voos. Por estar entre a Europa, África e Ásia, dificilmente um voo não passava por lá.
7. Avisos pediam para evitar o uso do banheiro
Aviões da British Airways foram equipados com três lavatórios, mas avisos indicavam que deveriam ser utilizados somente em último caso.
8. Atores eram proibidos de voar
Em janeiro de 1930, aconteceu o maior desastre da aviação na América até o momento. Dezesseis pessoas morreram após um avião que voltava do México ter caído na Califórnia.
Com a segurança abalada, muitas pessoas não confiavam no novo meio de transporte. Em diversas ocasiões, os estúdios de cinema criavam contratos proibindo os astros de voarem, principalmente durante as filmagens.
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