China aprova a fabricação de primeiro avião elétrico tripulado
Autoridades da aviação civil chinesa liberaram a produção comercial do avião RX1E, o primeiro do país movido a eletricidade. O modelo de dois lugares é alimentado por baterias de lítio recarregáveis. Com uma carga de 90 minutos, pode voar com uma autonomia de 45 a 60 minutos e velocidade média de 120 km/h. O avião tem uma envergadura de 14,8 metros e um peso máximo de decolagem de 230 quilos.
Por ser "amiga" do meio ambiente, a aeronave tem um forte apelo no mercado, principalmente para treinar pilotos e para o turismo. De acordo com o fabricante, já foram recebidos 28 pedidos de compra. Em entrevista ao "China Daily", um dos executivos afirmou que a expectativa é de que a produção anual chegue a cem unidades em um prazo de três anos.
Cada modelo do RX1E deve custar cerca de US$ 155 mil. Segundo Song Mingkai, um dos designers que projetaram o avião, cada hora de voo custará por volta de US$ 3, incluindo o valor para recarga da bateria.
O mercado de aviões movidos a energia elétrica não é novo, mas a maioria dos modelos ainda é protótipo ou não comercializado. Em 1973, o Militky MB-E1 se tornou o primeiro avião movido a energia elétrica a transportar passageiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.