Lareira falsa e muitas opções de assentos. A doce vida a bordo de um jato
Para a maior parte das pessoas, viajar de avião resume-se a tentar se deslocar de um destino a outro da melhor maneira possível, lidando com espaço limitado na classe econômica. Para quem pode ter um jato particular, no entanto, o leque de opções para viajar com conforto parece infinito. Dois projetos recentes do braço da alemã Lufthansa dedicado a produtos para aviões são prova disso.
Um deles oferece uma falsa lareira para garantir aos clientes que o interior do avião seja "tão aconchegante quanto a sala de casa". O outro oferece milhares de modelos de assentos, desde os menores, para reproduzir uma sala de jantar, por exemplo, ou um escritório, até os maiores e totalmente reclináveis, para os espaços de relaxamento.
Jacques Pierrejean, um dos responsáveis pelo desenho do projeto intitulado "chair", acredita que o mercado de aviões particulares está carente de novas ideias, já que, durante décadas, as mudanças limitaram-se ao formato e cor dos assentos. "Os passageiros, na verdade, querem mais do que estão recebendo", afirma. Querem inovação no assento e mais espaço para se movimentar dentro do avião.
36.000 opções de assentos
O projeto parte de uma estrutura única para facilitar a certificação do produto – que ainda está em andamento. A partir daí, é possível fazer várias combinações, escolhendo a altura do assento, sua amplitude, o tipo de apoio para os braços, para as pernas, para a cabeça. É possível ainda adaptar o formato do encosto da poltrona e optar por diferentes inclinações. Segundo os engenheiros envolvidos no trabalho, essas combinações resultam em 36.000 tipos de assentos a partir do modelo único.
Vídeo: os detalhes dos aviões de luxo apresentados em evento em São Paulo
A ergonomia é um dos destaques apontados pelos criadores. "Nós começamos a pensar o assento como se ele fosse o esqueleto do nosso corpo, um design baseado nas vértebras. Pode ser um corpo pequeno ou grande. E podemos combinar diferentes funções para diferentes pessoas a partir desse corpo. Também podemos colocar "roupas" diferentes nesse corpo", ilustra Pierrejean.
A Lufthansa prevê que até o ano que vem o produto estará disponível no mercado de aviação. O foco inicial serão clientes VIPs e jatos executivos, mas os planos vão além dos aviões privados, podendo chegar também à primeira classe de aviões comerciais.
Lareira
No projeto da falsa lareira, a proposta é criar uma impressão do que seria um fogo de verdade. As chamas, no entanto, são frias. Cabe à tecnologia transformar uma imitação em algo o mais realístico possível. E até a imaginação pode seguir a vontade do cliente, já que o nível de aquecimento, a intensidade das chamas e até mesmo o barulho de lenha queimando podem ajustados por controle remoto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.