Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Todos a Bordo

Lareira falsa e muitas opções de assentos. A doce vida a bordo de um jato

Todos a Bordo

05/09/2015 06h00

Falsa lareira pra jatos (Imagem: Lufthansa Technik AG/Divulgação)

Falsa lareira pra jatos (Imagem: Lufthansa Technik AG/Divulgação)

Para a maior parte das pessoas, viajar de avião resume-se a tentar se deslocar de um destino a outro da melhor maneira possível, lidando com espaço limitado na classe econômica. Para quem pode ter um jato particular, no entanto, o leque de opções para viajar com conforto parece infinito. Dois projetos recentes do braço da alemã Lufthansa dedicado a produtos para aviões são prova disso.

Um deles oferece uma falsa lareira para garantir aos clientes que o interior do avião seja "tão aconchegante quanto a sala de casa". O outro oferece milhares de modelos de assentos, desde os menores, para reproduzir uma sala de jantar, por exemplo, ou um escritório, até os maiores e totalmente reclináveis, para os espaços de relaxamento.

Projeto de assento da Lufthansa Technik (Imagem: Divulgação)

Projeto de assento da Lufthansa Technik (Imagem: Divulgação)

Jacques Pierrejean, um dos responsáveis pelo desenho do projeto intitulado "chair", acredita que o mercado de aviões particulares está carente de novas ideias, já que, durante décadas, as mudanças limitaram-se ao formato e cor dos assentos. "Os passageiros, na verdade, querem mais do que estão recebendo", afirma. Querem inovação no assento e mais espaço para se movimentar dentro do avião.

36.000 opções de assentos

O projeto parte de uma estrutura única para facilitar a certificação do produto – que ainda está em andamento. A partir daí, é possível fazer várias combinações, escolhendo a altura do assento, sua amplitude, o tipo de apoio para os braços, para as pernas, para a cabeça. É possível ainda adaptar o formato do encosto da poltrona e optar por diferentes inclinações. Segundo os engenheiros envolvidos no trabalho, essas combinações resultam em 36.000 tipos de assentos a partir do modelo único.

Vídeo: os detalhes dos aviões de luxo apresentados em evento em São Paulo

A ergonomia é um dos destaques apontados pelos criadores. "Nós começamos a pensar o assento como se ele fosse o esqueleto do nosso corpo, um design baseado nas vértebras. Pode ser um corpo pequeno ou grande. E podemos combinar diferentes funções para diferentes pessoas a partir desse corpo. Também podemos colocar "roupas" diferentes nesse corpo", ilustra Pierrejean.

A Lufthansa prevê que até o ano que vem o produto estará disponível no mercado de aviação. O foco inicial serão clientes VIPs e jatos executivos, mas os planos vão além dos aviões privados, podendo chegar também à primeira classe de aviões comerciais.

Lareira

No projeto da falsa lareira, a proposta é criar uma impressão do que seria um fogo de verdade. As chamas, no entanto, são frias. Cabe à tecnologia transformar uma imitação em algo o mais realístico possível. E até a imaginação pode seguir a vontade do cliente, já que o nível de aquecimento, a intensidade das chamas e até mesmo o barulho de lenha queimando podem ajustados por controle remoto.

Projeto de assento da Lufthansa Technik (Imagem: Divulgação)

Projeto de assento da Lufthansa Technik (Imagem: Divulgação)

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.