IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Tecnologia rastreia celulares para indicar espera em filas nos aeroportos

Todos a Bordo

25/08/2015 06h00

Telas indicam tempo de espera em filas no aeroporto JFK, em NY (Imagem: JFKIAT/Divulgação)

Telas indicam tempo de espera em filas no aeroporto JFK, em NY (Imagem: JFKIAT/Divulgação)

O aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, adotou este mês um sistema para indicar aos passageiros quanto tempo ele vai ficar em filas. A partir de uma tecnologia que rastreia sinais de celulares, é possível estimar o tempo que os viajantes estão aguardando para passar por procedimentos de segurança, na alfândega, e também para pegar um táxi dentro do aeroporto.

O monitoramento dos passageiros é feito por meio do sinal de wi-fi ou bluetooth emitido pelos celulares. Os responsáveis pela tecnologia afirmam que nenhum dado de identificação do dono do aparelho é armazenado.

A expectativa de espera nas filas é exibida em 13 telas distribuídas pelo terminal 4, o maior do aeroporto, onde o sistema foi implantado. A JFKIAT, companhia que administra o terminal, afirma que a informação também é usada na hora de colocar em prática medidas para acelerar o atendimento quando áreas congestionadas são identificadas.

Antes de o sistema de rastreamento ser implantado, as estimativas de espera em filas eram baseadas em imagens de câmeras internas e com o uso de cronômetro. A nova tecnologia promete oferecer dados mais consistentes.

Leia também: Assentos que vão para frente e para trás: o fim do aperto nos voos?
Após ser chamado de "terceiro mundo", aeroporto de NY vai mudar; veja imagens

O JFK é o primeiro aeroporto de NY a adotar o sistema, mas outros aeroportos já utilizam o aparato desenvolvido pela empresa dinamarquesa BlipSystems, entre eles o de Cincinnati, primeiro nos Estados Unidos a utilizar a tecnologia, Toronto, Dublin, Amsterdã, Barcelona, Manchester e Dubai, entre outros.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.