O aeroporto do futuro terá pista de pouso em passarelas no meio da cidade?
Todo mundo que já viajou pelo aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sabe como é decolar e aterrissar no meio de uma grande cidade. Mas a ideia de aeroportos em meio a metrópoles foi levada a uma outra dimensão no projeto que um jovem estudante desenvolveu para a conclusão de seu mestrado na Bartlett School of Architecture, da University College London.
As imagens já dão uma ideia: é difícil imaginar um aeroporto tão integrado com a cidade, um nível acima das ruas, com pistas de pouso e decolagem passando ao lado do alto dos prédios. Mas, para o autor do projeto, não se trata de uma proposta totalmente impossível. "Só o tempo dirá o que vai acontecer, mas não há prejuízo algum em desafiar e especular sobre o desenho dos aeroportos, e imaginar…'e se?'", afirmou ao blog Alex Sutton, de 25 anos.
No projeto, o estudante propõe um sistema eletrônico de trilhos para movimentar os aviões nas pistas e microterminais para reduzir a distância percorrida pelos passageiros até os aviões. Sutton imaginou um cenário no qual os espaços para check-in e despacho de bagagens seriam praticamente desnecessários, diante do avanço da tecnologia que permite superar essas etapas por conta própria.
A proposta é criar um aeroporto urbano totalmente integrado à cidade, até mesmo com um sistema automático para despachar bagagens em pontos distribuídos por vários locais, nos quais os passageiros podem identificar sua mala e despachá-la para encontrá-la de novo somente no destino. "O sistema de bagagens pode ser expandido e construído como parte dos sistemas da cidade, como o de água, eletricidade, metrô, etc. Desta forma, as malas podem ser enviadas para locais mais convenientes na cidade, em vez de terem de ser carregadas até o aeroporto", diz o estudante.
Sutton reconhece que o setor de aviação ainda não avançou a ponto de permitir a implementação de um projeto como o seu, mas destaca o aumento da demanda e a necessidade de soluções que respeitem mais o meio ambiente como fatores que vão exigir o desenvolvimento de novas tecnologias.
O estudante de arquitetura observou que cada vez mais pessoas e empresas estão preferindo ir para perto dos aeroportos, distante do centro das cidades. Ele cita como exemplo o projeto de construção de uma 'cidade aeroporto' em Manchester com escritórios, comércio, hotéis e áreas de lazer em volta do aeroporto local.
Seu desejo, no entanto, é acabar com o isolamento que se vê atualmente nos aeroportos. "Os terminais devem crescer para se tornar megaestruturas do tamanho de algumas cidades ou devem começar a ser reduzidos para se adaptar a um ambiente mais familiar na cidade, que permita ao aeroporto se tornar um lugar para todos, não apenas para viajantes?", questiona.
Confira outras imagens do projeto de Alex Sutton:
(Claudia Andrade)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.