Airbus exibe protótipo de novo helicóptero, mais leve e menos barulhento
O H160, que será lançado em 2018, reúne 60 diferentes tecnologias patenteadas pela Airbus Helicopters. Um protótipo da aeronave, em tamanho real, foi apresentado ao público esta semana na Heli Expo 2015, evento internacional realizado em Orlando, nos Estados Unidos. O primeiro voo púbico do helicóptero ainda não tem data marcada, mas está previsto para ocorrer ainda neste ano. Confira acima o vídeo (em inglês) de divulgação da aeronave.
Com aerodinâmica de baixa resistência ao ar, estabilizador de cauda biplano e pás especiais no rotor principal, o H160 emitirá um ruído externo correspondente a 50% do barulho de seus concorrentes, de acordo com a fabricante. Ele também será a primeiro helicóptero civil de sua classe (de 5,5 a 6 toneladas) com uma estrutura completamente formada por material composto (mais leve), o que resultará na liberação de 100 quilos de peso, em uma maior resistência à corrosão e em uma menor propensão a problemas mecânicos decorrentes do uso em longo prazo.
O projeto do H160 vem sendo conduzido por equipes multifuncionais de engenharia, produção e suporte ao cliente. Até agora, mais de 600 profissionais estiveram envolvidos no desenvolvimento do helicóptero na França e na Alemanha. Quando chegar ao mercado, em três anos, a aeronave, com para-brisas panorâmico e capacidade para 12 passageiros, poderá ser utilizada não apenas no transporte comercial ou privado de passageiros, mas também no serviço público, em operações de petróleo ou gás e em atendimentos médicos de emergência.
Em condições ideais de peso e combustível, o H160 pode alcançar 833 quilômetros de distância. A Airbus Helicopters é um braço da fabricante de aviões Airbus e detém 44% do mercado mundial no segmento. É hoje a marca de 12 mil helicópteros em atividade nos setores civil e público de 150 países.
Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.