Jatinho de 4 passageiros da Honda faz <br>volta de apresentação pelo mundo
O HondaJet, jato de pequeno porte anunciado pela fabricante como "o mais avançado do mundo", iniciou no dia 25 um trajeto mais de 48 mil quilômetros, com paradas em 13 países, entre Japão e Europa, para demonstrações de voo. Escalas são mesmo necessárias, já que a autonomia do modelo é de apenas 2.185 quilômetros. A empresa não informou em quanto tempo a viagem será feita, nem quais serão as cidades de parada.
O anúncio foi feito no Aeroporto Internacional de Tóquio. Em uma coletiva para a imprensa, o presidente e CEO da Honda Motor, Takanobu Ito, disse que o HondaJet era um sonho de Soichiro Honda, o fundador da marca. "Assumimos desafios para desenvolver o motor e a fuselagem por conta própria", disse. Ele também reforçou o empenho do grupo em diversificar seu portfólio. "Queremos continuar assumindo desafios arrojados para novas tecnologias nas áreas de motocicletas, automóveis, produtos de força, robótica, hidrogênio e aeronaves."
O avião é produzido pela Honda Aircraft Company, divisão aeronáutica do conglomerado japonês, mais conhecido pelo mundo por fabricar motos e automóveis. A fábrica de aviões foi criada em 2006, no estado americano da Carolina do Norte, mas o grupo afirma que pesquisa tecnologias de aviação há mais de 20 anos.
Diferenciais na categoria
O HondaJet é um jato de pequeno porte (categoria também conhecida como very light jet), pensado para empresários, celebridades e milionários. Pode acomodar até quatro passageiros, além de dois tripulantes – ou cinco passageiros, caso voe só com o piloto. Seus dois motores ficam na parte superior da asa principal, feita de painéis inteiriços de alumínio, com um design que reduz o atrito com o vento em alta velocidade.
Esse formato também elimina montagens estruturais da turbina na fuselagem, o que resulta em um ganho de 30% de espaço na cabine. A economia de combustível pode chegar a 40%, em comparação com outras aeronaves da categoria. O desempenho superior seria fruto da combinação da potência dos motores com a aerodinâmica da nave.
O HondaJet atinge 778 km/h em cruzeiro, uma velocidade respeitável para a categoria. Os concorrentes de mesmo porte podem variar de 583 km/h (Diamond D-Jet) a 982 km/h (ATG Javelin). O jatinho da Honda tem 4,03 metros altura, 12,71 metros de comprimento e 12,15 metros de envergadura (asa a asa). Estima-se que o avião seja vendido por US$ 4,5 milhões, mas a marca não confirma o valor.
Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com
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