IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Exposição reúne uniformes de comissárias <br>de diferentes épocas e países

Todos a Bordo

16/04/2015 06h00

São 11 conjuntos de uma coleção particular, usados entre 1970 e 2000. Foto: Divulgação

São 12 conjuntos clássicos, em diferentes estilos e de companhias do mundo inteiro. (Foto: Divulgação)

No ano passado, um curador do Museu TAM (em São Carlos, no interior de São Paulo) descobriu o site de um colecionador de uniformes antigos de comissárias de bordo do mundo inteiro. O profissional entrou em contato com o holandês Cliff Muskiet, a fim de solicitar fotos das peças, para montar uma exposição com as imagens, mas é claro que a história se desenrolou de forma que os uniformes propriamente ditos se tornassem as estrelas da exposição, agora em cartaz no museu.

"Fizemos um acordo e, ao menos uma vez por ano, irei a São Paulo para levar novos itens", afirma Muskiet, criador do site Uniform Freak (algo como "Maluco dos Uniformes"). Ao todo, ele tem 1,2 mil conjuntos, de 480 companhias. Para a primeira da exposição no Brasil, foram selecionados 11 modelos do colecionador e um do acervo da companhia, que, juntos, compõem uma viagem no tempo pela moda aérea. São uniformes clássicos, usados entre a década de 1970 e os anos 2000. A exposição fica em cartaz por tempo indeterminado, mas a primeira substituição das peças está programada para outubro deste ano e a segunda, para março de 2016.

Entre os destaques da seleção inaugural, figura o uniforme de 1971 da companhia dinamarquesa Scanair, composto por um vestido verde-claro, jaqueta, chapéu e um lenço estampado. Do mesmo ano, chama atenção pela leveza o vestidinho cor-de-rosa, com grafismos coloridos na parte inferior, da americana Braniff International, extinta nos anos 80. Outro modelo em exibição, da British Airways, lançado no verão de 1985, segue um caminho oposto, com um paletó de azul-marinho (e um tanto masculinizado), uma saia longa cinza e uma boina em estilo militar.

Muskiet explica que, de uma maneira geral, os uniformes das décadas de 1940, 1950 e 1960, eram muito conservadores, próximos do militarismo, com azul e verde escuros como cores predominantes. Isso mudou radicalmente nos anos 70, ao menos entre algumas empresas ocidentais. "As companhias passaram a usar cores vibrantes e estampas psicodélicas – tudo era possível!", diz, nostálgico.

Crédito: Divulgação

O modelito amarelo, da americana Continental, foi usado de 1974 a 1978. (Foto: Divulgação)

Características culturais

O colecionador explica que os uniformes revelam aspectos de cada identidade nacional. "A Emirates, dos Emirados Árabes, por exemplo, tem um uniforme de comissária com um véu preso ao chapéu; na Garuda, da Indonésia, as aeromoças usam kebaya, um vestido típico e longo", ilustra Muskiet. "No Oriente Médio, as saias tendem a ser mais longas, ao passo que, na América do Sul, são bem mais curtas", explica o colecionador.

Às vezes, a inspiração não vem do país de origem da companhia, mas do destino. "No passado, comissárias da Air France usavam roupas tradicionais multicoloridas em viagens ao Taiti." Outras vezes, o uniforme muda de acordo com a situação: a Thai Airways, da Tailândia, mantém suas comissárias em estilo ocidental em solo, mas, durante os voos, elas usam trajes tradicionais, em diferentes cores.

Muskiet explica que sua coleção não inclui uniformes masculinos, porque tendem a ser sempre os mesmos: calça, jaqueta, gravata e boina – em geral, tudo azul-marinho. "Um baita tédio!", ele brinca.

Crédito: Divulgação

O conjunto sóbrio acima vestiu as comissárias da Scandinavian de 1984 a 1990. (Foto: Divulgação)

Serviço
Museu TAM
Rodovia SP-318, km 249, São Carlos-SP, fone (16) 3306-2020.
Aberto ao público de quarta a domingo, das 10h às 16h. Às quartas, a entrada é gratuita. Nos demais dias, R$ 25,00, a inteira, com meia-entrada para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. A exposição fica em cartaz por tempo indeterminado.

Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com

 

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.