IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Aeroporto do Recife é eleito o melhor <br>do Brasil; confira os vencedores

Todos a Bordo

11/04/2015 06h00

Crédito: Divulvação

O terminal de Recife recebeu cerca de 7 milhões de passageiros em 2014. (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) revela que o Aeroporto Internacional de Guararapes Gilberto Freire, de Recife, é o melhor do Brasil na opinião dos passageiros. Foram ouvidas 64.539 pessoas ao longo de 2014, em 15 aeroportos de grande movimentação no País. O Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, também se saiu bem na votação (confira abaixo a lista completa), vencendo quatro categorias: check in, raio X, conforto e cordialidade.

A partir deste ano, os resultados dessa pesquisa, que é periódica, são convertidos no prêmio Aeroportos + Brasil. O evento inaugural, realizado na quarta-feira em Brasília, contou com a presença do ministro da Aviação, Eliseu Padilha. Ele ressaltou o fato de oito dos 15 terminais avaliados terem obtido nota igual ou superior a 4, em uma escala que vai até 5. Além de Padilha, compareceram representantes de órgãos do governo relacionados ao setor e das concessionárias dos aeroportos.

Alexandre Oliveira da Silva, superintendente do Aeroporto do Recife, afirma que ficou "bastante surpreso" com o resultado. "Sempre fomos bem avaliados, mas eu realmente não esperava o primeiro lugar." Ele atribui a vitória à ênfase no bom relacionamento interpessoal com os clientes em todos os treinamentos realizados com as equipes do terminal.

Mas também houve reforço de infraestrutura. Para a Copa do Mundo de 2014, o Aeroporto do Recife passou por obras de melhoria na pista de pouso e ganhou dois novos elevadores. Ao longo do ano passado, o terminal recebeu aproximadamente 7 milhões de passageiros, com uma equipe total de cerca de 5 mil funcionários. "Com a vitória, vem a grande responsabilidade de manter essa qualidade", pondera o superintendente.

Para chegar às nove categorias da premiação, a SAC agrupou os indicadores de maior afinidade entre os 48 itens que fazem já faziam parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. Os terminais melhor colocados receberam um troféu e um certificado. O maior ganho, no entanto, é de imagem. Cada administração poderá exibir seu(s) troféu(s) em suas dependências, além de divulgar cartazes e outros tipos de propaganda com a honraria.

Crédito: Divulgação

Congonhas venceu quatro categorias: check in, raio X, conforto e cordialidade. (Foto: Divulgação)

Prêmio Aeroporto + Brasil

Melhor terminal
Recife (PE)

Check in
Congonhas (SP)

Restituição de bagagem
Santos Dumont (RJ)

Serviço público
Confins (MG)

Raio X
Congonhas (SP)

Facilidades ao passageiro
Curitiba (PR)

Conforto
Congonhas (SP)

Limpeza
Natal (RN)

Cordialidade
Congonhas (SP)

Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.