Usuário pode avaliar estabelecimentos do Aeroporto de Congonhas via celular
Reclama-se mais dos preços praticados por estabelecimentos comerciais de aeroporto que da qualidade dos produtos e serviços em si. No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, isso pode mudar. Desde o final de fevereiro, os usuários podem opinar, de forma objetiva, sobre lojas, bancos, quiosques, cafeterias, lanchonetes, restaurantes e mesmo equipamentos, por meio de adesivos com a tecnologia QR Code, colados pela Infraero.
Trata-se de um código de barras bidimensional, que pode ser lido por telefones celulares munidos de câmera e de um aplicativo de leitura do código. Para enviar críticas, elogios e sugestões, basta que o usuário posicione a imagem no visor do smartphone. Feito isso, o sistema abre uma janela com o formulário. O objetivo da medida é "aperfeiçoar os serviços e conhecer melhor o grau de satisfação dos consumidores com o atendimento recebido no aeroporto", informa a assessoria de imprensa da Infraero.
A experiência de Congonhas é apenas o piloto da iniciativa, que será replicada em outros aeroportos do País. As avaliações do público são encaminhadas, de acordo com o caso, para a própria administração aeroportuária e para o lojista. Ainda de acordo com a Infraero, toda avaliação será respondida, com informações sobre o andamento da demanda.
Em última instância, um estabelecimento mal avaliado pode ser banido do aeroporto. "Há cláusulas que penalizam o concessionário, inclusive com a rescisão do contrato."
O objetivo primordial da iniciativa, contudo, seria garantir uma ação mais rápida dos responsáveis, para a melhoria dos serviços prestados no terminal. A Infraero está preparando uma campanha para incentivar a adesão do público de Congonhas às avaliações via QR Code.
(Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com)
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