IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Embraer: assista ao vídeo com o voo inaugural do jato militar KC-390

Todos a Bordo

05/03/2015 16h10

A Embraer divulgou imagens do voo inaugural do jato de transporte militar e reabastecimento KC-390. O teste foi considerado um sucesso. A fabricação da aeronave é resultado de um trabalho conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), entre outros parceiros. Seu desenvolvimento é tido como "o maior desafio tecnológico que a Embraer já enfrentou em sua história", nas palavras do diretor presidente Frederico Fleury Curado.

O teste ocorreu no dia 3 de fevereiro, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, com os pilotos Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros Rafael Lima e Roberto Becker. O voo durou uma hora e 25 minutos, condensados em quatro minutos e 28 segundos de vídeo, com imagens externas do voo e da comemoração em solo.

No teste comemorativo, o KC-390 realizou manobras e executou uma variedade de sistemas, sempre com êxito. "O jato se comportou de forma dócil e previsível", avaliou com comandante Louzada.

O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Com uma frota inicial de 28 aeronaves, o modelo vai auxiliar iniciativas da Amazônia à Antártica, da pesquisa científica à manutenção da soberania. De acordo com a Embraer, o jato já tem despertado o interesse de outros países.

As principais vantagens do KC-390 em sua categoria são, ainda de acordo com a Embraer, o menor custo operacional e a maior flexibilidade para executar atribuições variadas: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais, entre outras.

(Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com)

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.