Embraer: assista ao vídeo com o voo inaugural do jato militar KC-390
A Embraer divulgou imagens do voo inaugural do jato de transporte militar e reabastecimento KC-390. O teste foi considerado um sucesso. A fabricação da aeronave é resultado de um trabalho conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), entre outros parceiros. Seu desenvolvimento é tido como "o maior desafio tecnológico que a Embraer já enfrentou em sua história", nas palavras do diretor presidente Frederico Fleury Curado.
O teste ocorreu no dia 3 de fevereiro, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, com os pilotos Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros Rafael Lima e Roberto Becker. O voo durou uma hora e 25 minutos, condensados em quatro minutos e 28 segundos de vídeo, com imagens externas do voo e da comemoração em solo.
No teste comemorativo, o KC-390 realizou manobras e executou uma variedade de sistemas, sempre com êxito. "O jato se comportou de forma dócil e previsível", avaliou com comandante Louzada.
O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Com uma frota inicial de 28 aeronaves, o modelo vai auxiliar iniciativas da Amazônia à Antártica, da pesquisa científica à manutenção da soberania. De acordo com a Embraer, o jato já tem despertado o interesse de outros países.
As principais vantagens do KC-390 em sua categoria são, ainda de acordo com a Embraer, o menor custo operacional e a maior flexibilidade para executar atribuições variadas: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais, entre outras.
(Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.