{"page-prev":false,"page-next":false,"blogosfera-options":{"category":[{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/boeing-3/737-max-boeing/","title":"737 Max","descriptions":"","slug":"737-max-boeing","size":1},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/aeronaves/","title":"Aeronaves","descriptions":"","slug":"aeronaves","size":203},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/aeroportos/","title":"Aeroportos","descriptions":"","slug":"aeroportos","size":93},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/airbus/","title":"Airbus","descriptions":"","slug":"airbus","size":23},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/aviacao-executiva/","title":"Avia\u00e7\u00e3o executiva","descriptions":"","slug":"aviacao-executiva","size":17},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/aviacao-militar/","title":"Avia\u00e7\u00e3o Militar","descriptions":"","slug":"aviacao-militar","size":13},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/companhias-aereas-2/avianca-companhias-aereas/","title":"Avianca","descriptions":"","slug":"avianca-companhias-aereas","size":13},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/bagagem/","title":"Bagagem","descriptions":"","slug":"bagagem","size":69},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/fabricantes/boeing-2/","title":"Boeing","descriptions":"","slug":"boeing-2","size":34},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/boeing-3/","title":"Boeing","descriptions":"","slug":"boeing-3","size":1},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/classes/classe-economica/","title":"Classe Econ\u00f4mica","descriptions":"","slug":"classe-economica","size":17},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/classes/classe-executiva/","title":"Classe Executiva","descriptions":"","slug":"classe-executiva","size":22},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/classes/","title":"Classes","descriptions":"","slug":"classes","size":3},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/combustivel-inovacao-e-sustentabilidade/","title":"Combust\u00edvel, sustentabilidade e inova\u00e7\u00e3o","descriptions":"","slug":"combustivel-inovacao-e-sustentabilidade","size":16},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/companhias-aereas-2/","title":"Companhias a\u00e9reas","descriptions":"","slug":"companhias-aereas-2","size":23},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/consumidor/","title":"Consumidor","descriptions":"","slug":"consumidor","size":5},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/curiosidades-da-aviacao/","title":"Curiosidades","descriptions":"","slug":"curiosidades-da-aviacao","size":58},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/design-externo-e-interno/","title":"Design externo e interno","descriptions":"","slug":"design-externo-e-interno","size":6},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/drones/","title":"Drones","descriptions":"","slug":"drones","size":5},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/fabricantes/embraer-2/","title":"Embraer","descriptions":"","slug":"embraer-2","size":32},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/companhias-aereas-e-mercado-de-aviacao/","title":"Empresas e mercado de avia\u00e7\u00e3o","descriptions":"","slug":"companhias-aereas-e-mercado-de-aviacao","size":104},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/eventos/","title":"Eventos","descriptions":"","slug":"eventos","size":9},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/fabricantes/","title":"Fabricantes de aeronaves","descriptions":"","slug":"fabricantes","size":21},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/programas-de-fidelidade-e-milhas/","title":"Fidelidade e Milhas","descriptions":"","slug":"programas-de-fidelidade-e-milhas","size":14},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/filmes/","title":"Filmes e livros","descriptions":"","slug":"filmes","size":4},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/helicoptero/","title":"Helic\u00f3pteros","descriptions":"","slug":"helicoptero","size":12},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/historia-da-aviacao/","title":"Hist\u00f3ria da avia\u00e7\u00e3o","descriptions":"","slug":"historia-da-aviacao","size":30},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/incidentes-aereos-e-seguranca-de-voo/","title":"Incidentes a\u00e9reos e seguran\u00e7a","descriptions":"","slug":"incidentes-aereos-e-seguranca-de-voo","size":71},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/itens-de-colecionador/","title":"Itens de Colecionador","descriptions":"","slug":"itens-de-colecionador","size":6},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/mecanica/","title":"Mec\u00e2nica e manuten\u00e7\u00e3o","descriptions":"","slug":"mecanica","size":16},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/precos-e-taxas/","title":"Pre\u00e7os e taxas","descriptions":"","slug":"precos-e-taxas","size":54},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/classes/primeira-classe-2/","title":"Primeira classe","descriptions":"","slug":"primeira-classe-2","size":4},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/cancelamento-de-rotas/","title":"Rotas","descriptions":"","slug":"cancelamento-de-rotas","size":40},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/saude-a-bordo/","title":"Sa\u00fade e seguran\u00e7a a bordo","descriptions":"","slug":"saude-a-bordo","size":10},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/sem-categoria/","title":"Sem categoria","descriptions":"","slug":"sem-categoria","size":224},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/servico/","title":"Servi\u00e7o de bordo","descriptions":"","slug":"servico","size":30},{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/category/tripulacao/","title":"Tripula\u00e7\u00e3o, forma\u00e7\u00e3o e treinamento","descriptions":"","slug":"tripulacao","size":41}],"page-type":"post","blog-id":"125","site-url":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br","author-info":{"title":"","description":""},"blog-info":{"title":"Sobre o blog","description":"Todos a Bordo \u00e9 o blog de avia\u00e7\u00e3o do UOL. Aqui voc\u00ea encontra not\u00edcias sobre avi\u00f5es, helic\u00f3pteros, viagens, passagens, companhias a\u00e9reas e curiosidades sobre a fascinante experi\u00eancia de voar."},"blog-publicity":"","comentarios":{"show":true,"id":12212201,"disableTitle":true,"displayInline":true}},"blog":{"conteudo":{"titulo":"Avi\u00e3o gigante com 1\u00aa classe de US$ 17.000 faz voo \u00fanico para S\u00e3o Paulo","autor":"Todos a Bordo","texto":"

S\u00e3o duas configura\u00e7\u00f5es: 489 e 517 passageiros distribu\u00eddos em tr\u00eas classes. O maior avi\u00e3o comercial do mundo chama a aten\u00e7\u00e3o pelo tamanho. No caso da Emirates, tamb\u00e9m pelo luxo reservado aos clientes da primeira classe. Em um voo de ida e volta na rota S\u00e3o Paulo-Dubai, esse luxo custa mais de US$ 17.000.

A curiosidade levou muitas pessoas a irem at\u00e9 o aeroporto internacional de Guarulhos, em S\u00e3o Paulo, para acompanhar a aterrissagem. Foi o primeiro \u2013 e, por enquanto, \u00fanico \u2013 voo comercial do A380 da Airbus para o Brasil.

Para atender o p\u00fablico ansioso por chegar o mais perto poss\u00edvel do avi\u00e3o, a administra\u00e7\u00e3o do aeroporto liberou\u00a0o acesso a uma \u00e1rea controlada atr\u00e1s do p\u00e1tio. Em um grupo no Facebook, 1.600\u00a0pessoas indicaram que iriam ao local.

Na chegada, o A380 foi \u201cbatizado\u201d com jatos d\u2019\u00e1gua (de re\u00faso, afirma a assessoria de imprensa do aeroporto) e virou o foco de aten\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m dos muitos funcion\u00e1rios que estavam no local na noite do \u00faltimo s\u00e1bado, dia 14 de novembro.

Se depender dos planos da companhia a\u00e9rea dos Emirados \u00c1rabes, o A380 n\u00e3o voar\u00e1 regularmente para o Brasil em um futuro pr\u00f3ximo. Outras a\u00e9reas tamb\u00e9m n\u00e3o demonstraram interesse em voar com o gigante. O aeroporto de Guarulhos conseguiu recentemente autoriza\u00e7\u00e3o para receber o avi\u00e3o \u2013 o aeroporto do Gale\u00e3o, no Rio de Janeiro, tamb\u00e9m pode receber a aeronave.

A Emirates realizou o voo para marcar o oitavo ano de suas opera\u00e7\u00f5es no Brasil. A data tamb\u00e9m foi escolhida para coincidir com o Grande Pr\u00eamio do Brasil de F\u00f3rmula 1 \u2013 a a\u00e9rea \u00e9 patrocinadora da principal categoria do automobilismo.

Chuveiros, su\u00edtes e lounge bar

Por fora, o A380 impressiona por sua dimens\u00e3o. S\u00e3o quatro motores para levar um avi\u00e3o de:

– 24 metros de altura
– 73 metros de extens\u00e3o
– 80 metros de envergadura (dist\u00e2ncia m\u00e1xima entre as extremidades das asas)
– e que pode pesar at\u00e9 580 toneladas

Por dentro, o impacto no andar inferior se d\u00e1 pela quantidade de assentos. Na vers\u00e3o da Emirates para voos de ultralonga dist\u00e2ncia s\u00e3o cerca de quatrocentos lugares na configura\u00e7\u00e3o 3-4-3.

No andar superior, um bar com sof\u00e1s \u00e9 destinado \u00e0 intera\u00e7\u00e3o entre os passageiros \u2013 no caso, somente os da executiva e da primeira classe.

Os assentos da executiva t\u00eam bar individual, m\u00e1scara de dormir, meias. Os controles de luz, entretenimento e das posi\u00e7\u00f5es da poltrona, que se transforma em cama, s\u00e3o todos feitos por uma tela semelhante a um tablet.

A primeira classe tem catorze lugares, ou su\u00edtes privativas, nas quais \u00e9 poss\u00edvel ter privacidade praticamente total. Basta tocar uma tela para levantar uma divis\u00f3ria que separa os assentos na fileira do meio. Mais um toque e uma porta separa a poltrona do corredor.

Na parte dianteira do piso de cima est\u00e3o os dois principais pontos de interesse da primeira classe: os espa\u00e7os com chuveiro que podem ser usados por at\u00e9 meia hora por cada um dos catorze passageiros. O tempo para a ducha \u00e9 limitado\u00a0a\u00a0cinco minutos. Itens de higiene e beleza, toalhas felpudas, secador, s\u00e3o apenas alguns dos itens \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o.

Al\u00e9m dos dois spas, h\u00e1 ainda mais um banheiro na primeira classe. Na executiva, que tem 76 assentos, h\u00e1 outros quatro lavabos. Na classe econ\u00f4mica, s\u00e3o nove banheiros.

S\u00e3o 36 tripulantes para atender todos a bordo \u2013 no voo \u00fanico de Dubai para S\u00e3o Paulo, havia cerca de 350 passageiros.

Dos quatro respons\u00e1veis por pilotar o avi\u00e3o rumo ao aeroporto de Guarulhos, dois eram brasileiros: o comandante Pablo Leite e o copiloto Glauco Luciano di Gi\u00e1como. \u00a0\u00a0

A Emirates atualmente voa com 67 avi\u00f5es A380 para 34 destinos. A rota mais longa \u00e9 de Dubai a Los Angeles, com 13.414 quil\u00f4metros. A mais curta, de Dubai ao Kuait, com 851 quil\u00f4metros de dist\u00e2ncia.

(Atualizado \u00e0s 8h44)

Leia tamb\u00e9m: Com falta de encomendas, gigante Airbus A380 completa uma d\u00e9cada no c\u00e9u

Veja \u00c1lbum de fotos

Veja \u00c1lbum de fotos

","resumo":"S\u00e3o duas configura\u00e7\u00f5es: 489 e 517 passageiros distribu\u00eddos em tr\u00eas classes. O maior avi\u00e3o comercial do mundo chama a aten\u00e7\u00e3o pelo tamanho. No caso da Emirates, tamb\u00e9m pelo luxo reservado aos clientes da primeira classe. Em um voo de ida e volta na rota S\u00e3o Paulo-Dubai, esse luxo custa mais de US$ 17.000. A curiosidade […]"}},"titulo":"Todos a Bordo","link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2015/11/16/aviao-gigante-com-1a-classe-de-us-17-000-faz-voo-unico-para-sao-paulo/","link-blogosfera":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2015/11/16/aviao-gigante-com-1a-classe-de-us-17-000-faz-voo-unico-para-sao-paulo/","comment-counter":{"link":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/?p=1946","permalink":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2015/11/16/aviao-gigante-com-1a-classe-de-us-17-000-faz-voo-unico-para-sao-paulo/"},"share":{"url":"http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2015/11/16/aviao-gigante-com-1a-classe-de-us-17-000-faz-voo-unico-para-sao-paulo/"},"header":{"id":"1946-aviao-gigante-com-1a-classe-de-us-17-000-faz-voo-unico-para-sao-paulo","created":"16.11.2015 06h00"},"ACAO":"post","404":false,"config":{"content":{"type":"blog-article"}}}