IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Boeing estuda possível mudança de nomes dos jatos comerciais da Embraer

Vinícius Casagrande

01/06/2019 04h00

Novo Embraer E-190E2 (Divulgação)

Após anunciar a mudança do nome da divisão de aviões comerciais da Embraer para Boeing Brasil – Commercial, a empresa inicia agora os estudos para avaliar se também irá mudar ou não o nome dos jatos produzidos pela fabricante brasileira.

"Vamos iniciar esse processo e avaliar o que pode influenciar", afirmou John Slattery, presidente e CEO da aviação comercial da Embraer. "Não tenho nenhuma orientação se vamos mudar ou manter esse nome. É algo que não sabemos ainda", declarou.

Caso decida alterar o nome dos E-Jets da Embraer (E170, E190 e E195), a empresa seguiria a mesma estratégia adotada pela rival Airbus após comprar a divisão de jatos comerciais da Bombardier. Os aviões da família CSeries (CS100 e CS300) foram renomeados para A220-100 e A220-300.

Leia também:

Primeiro avião elétrico da Embraer deve voar no ano que vem

Como avião pousa sem as rodas da frente, como aconteceu com jato da Embraer

Antes da Embraer, Boeing já comprou outras fabricantes e cancelou produção

A diferença, no entanto, está no histórico das duas famílias de jatos comerciais voltadas ao mercado regional. Quando a Airbus comprou a linha CSeries, a Bombardier enfrentava sérias dificuldades para fazer seu projeto deslanchar, acumulando prejuízos milionários e dependendo de subsídios do governo canadense.

Por outro lado, a família de E-Jets da Embraer é uma das mais vendidas do mundo. A fabricante brasileira já produziu mais de 1.500 unidades dos jatos comerciais. "É uma marca que já tem o reconhecimento no mercado", afirmou Slattery.

A decisão final sobre a mudança ou não do nome da linha de jatos comerciais da Embraer ainda não tem um prazo estabelecido. É possível que ela seja definida somente após a conclusão de todo o processo do negócio entre as duas empresas.

Boeing Brasil – Commercial

A Boeing anunciou no último dia 23 o nome da nova empresa resultante da compra da divisão comercial da Embraer. O novo nome Boeing Brasil – Commercial manteve o Brasil com "s", em português, mas o Commercial na grafia em inglês, algo para evidenciar a união das duas empresas.

Como é o teste de um avião novo, que inclui até queda de barriga

UOL Notícias

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.