IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Chutar poltrona, brigar pelo apoio de braço? O que irrita mais num avião?

Vinícius Casagrande

13/04/2019 04h00

(Foto: Getty Images)

Não são apenas o serviço de bordo, a atenção dos tripulantes ou o conforto da poltrona que deixam uma viagem de avião mais ou menos agradável. O comportamento dos demais passageiros também influencia, e muito, em toda a experiência da viagem.

Saber quem vai estar ao seu lado, à frente ou atrás é sempre uma surpresa até você se acomodar no seu assento. Mais do que isso, é como a pessoa se comporta que mais preocupa muitos dos passageiros. Quem viaja com frequência já deve ter passado por diversas situações desagradáveis que poderiam ter sido caso seu vizinho de voo fosse um pouco mais gentil.

Leia também:

Entre os perfis de passageiros mais irritantes, estão aqueles que ficam chutando a poltrona da frente durante todo o voo, levam malas de mão que ocupam praticamente todo o bagageiro, jogam o cabelo comprido na fileira de trás, não param sentados e fazem você levantar a cada cinco minutos ou apoiam o pé (descalço) no vão entre as poltronas da frente.

Chutar a poltrona da frente

Esse é o problema que mais irrita os passageiros, segundo uma pesquisa do site CheapFlights. Você passa o voo inteiro em uma turbulência constante, mas é só o passageiro da fileira de trás chutando sua poltrona sem parar. As crianças são, na maioria das vezes, as acusadas de ter esse comportamento. Mas há também muitos adultos com atitude semelhante.

Briga pelo encosto do braço

Em todo voo há sempre uma guerra silenciosa pelo apoio no encosto de braço. As principais vítimas são os passageiros que sentam na poltrona do meio. A única certeza durante o voo é de que eles terão inimigos de cada lado para lutar durante a viagem.

A vitória só é plena quando não tem ninguém ao seu lado.

Pés na poltrona da frente

Tudo bem que o espaço nos aviões é cada vez menor, mas nem por isso o passageiro precisa usar a poltrona da frente como apoio para os pés. Não há nada mais desagradável do que sentir, no meio do voo, algo cutucando seu braço e perceber que é o pé descalço do passageiro de trás.


Cabelo jogado para trás

Talvez seja vingança com o passageiro que colocou os pés descalço na poltrona da frente, mas quando alguém de cabelo comprido joga sua cabeleira para a fileira de trás está sendo tão desagradável quanto. Além de incomodar, muitas vezes cobrindo a tela de entretenimento do outro passageiro, há também uma questão de higiene, já que o cabelo pode cair até na comida do passageiro de trás.

Mala de mão grande

As companhias aéreas vão aumentar o rigor na fiscalização do tamanho de mala de mão. As empresas alegam que, após o início da cobrança pela mala despachada, aumentou o número de bagagem de bordo. Muitos passageiros passaram a levar malas acima do tamanho permitido.
Mas não são apenas as companhias aéreas que reclamam das malas grandes.

Outros passageiros aproveitaram para reclamar dos preços cobrados para o despacho de bagagem.

Levanta e senta o voo inteiro

O passageiro escolhe sentar na janelinha, mas, assim que o piloto desliga o sinal de apertar os cintos, rapidamente ele já quer levantar. E aí os demais passageiros têm de sair do lugar para abrir passagem. E ele repete isso outras vezes durante o voo, para ir ao banheiro, para mexer em algo na mala de mão que está no bagageiro ou simplesmente para esticar as pernas.

Desespero para sair correndo

Depois de algumas horas de voo, o avião para no portão de embarque, e a maioria dos passageiros se levanta antes mesmo de as portas abrirem. Eles ficam em pé mesmo sabendo que ainda vai demorar uns bons minutos até o início do desembarque. É uma situação que acontece no mundo inteiro, mas difícil de explicar.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.