IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Após suspender Boeing 737 Max 8, Gol cancela 3 voos aos EUA nesta terça

Vinícius Casagrande

12/03/2019 13h42

Gol recebeu primeiro Boeing 737 Max 8 no final de junho (Divulgação)

Um dia depois de anunciar a suspensão das operações com o avião Boeing 737 Max 8, a Gol cancelou três dos quatro voos programados para hoje com destino aos Estados Unidos. A empresa afirmou que os cancelamentos ocorreram de forma pontual para readequação da frota.

Os voos cancelados foram Brasília-Miami, Brasília-Orlando e Fortaleza-Miami. Foi mantido apenas o voo Fortaleza-Orlando. Todas essas rotas eram feitas com aviões do modelo 737 Max 8, o mesmo que sofreu dois acidentes nos últimos cinco meses. Nos próximos dias, os voos para os Estados Unidos deverão ser feitos com aviões do modelo 737-800NG usados em voos nacionais, segundo a companhia.

Leia também:

Nesta terça-feira, foi mantido apenas o voo entre Fortaleza e Orlando (EUA). O avião decolou às 8h54 do aeroporto de Fortaleza. Como o 737-800NG tem uma autonomia menor de voo, o avião deve fazer uma escala de reabastecimento em Punta Cana (República Dominicana) antes de prosseguir para Orlando.

Nos voos nacionais, a operação da Gol segue normal nesta terça-feira. Nos aeroportos administrados pela Infraero, a empresa teve apenas quatro cancelamentos, o que representa 1,98% das operações.

Delta Air Lines auxilia operação da Gol

Passageiros que já estavam nos Estados Unidos viajaram de volta ao Brasil em aviões da Delta Air Lines, parceira da Gol. Um Boeing 767 pousou hoje às 8h31 em Brasília vindo de Orlando, enquanto um Airbus A330 pousou às 9h30, também em Brasília, vindo de Miami.

Os voos para os Estados Unidos que decolariam hoje de manhã foram cancelados e os passageiros devem embarcar amanhã nos aviões da Delta. Os aviões não poderiam decolar ainda hoje por questões operacionais, incluindo o período de descanso da tripulação.

A Delta não tem voos regulares para Brasília e os dois voos foram feitos exclusivamente para auxílio da gestão da malha aérea da Gol.

Apesar dos problemas, a Gol afirmou que não pretende cancelar nenhuma das rotas que opera por causa da suspensão temporária das operações com o Boeing 737 Max 8. É possível, no entanto, que ocorram cancelamentos pontuais de voo nos próximos dias por conta da readequação da frota.

"Os clientes com viagens previstas nas aeronaves 737 Max 8 serão comunicados e reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas, como a nossa parceira Delta Air Lines. A central também permanece à disposição pelo telefone 0800 704 0465", afirmou a Gol em nota.

Entenda o caso

Após dois acidentes com o Boeing 737 Max 8 em apenas cinco meses (com a Ethiopian Airlines, no último domingo, e com a Lion Air, em outubro), várias companhias aéreas de todo o mundo decidiram suspender as operações com o modelo. A primeira decisão veio do órgão de aviação da China. Naquele país, mais de 90 aviões do modelo estão parados no chão.

A suspeita é que uma falha nos sistemas computadorizados de manobras pode ter causado os acidentes com os aviões da Lion Air e da Ethiopian Airlines. Enquanto não se chega a uma conclusão sobre o caso, as companhias aéreas optaram pela precaução ao suspender as operações com os aviões do modelo.

A Gol tem atualmente sete aviões do modelo 737 Max 8, de uma encomenda total de 130 aviões da linha. A primeira unidade foi recebida pela companhia brasileira em junho do ano passado.

Em nota, a Gol afirmou que já realizou 2.933 voos com o 737 Max 8, totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência. A companhia afirmou que a decisão foi tomada para garantir a segurança dos voos, mas que confia no novo avião.

"A Gol reitera a confiança na segurança de suas operações e na Boeing, parceira exclusiva desde o início da companhia em 2001, e esclarece que está acompanhando de forma intensiva todos os fatos, que permitam o retorno das aeronaves às operações regulares da companhia no menor espaço de tempo possível", afirmou.

Avião cai com 157 pessoas a bordo na Etiópia

Band News

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.