IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Comissários de bordo podem ser baixos? Há idade limite? Conheça as regras

Todos a Bordo

08/09/2018 04h00

Comissários de bordo precisam ter, no mínimo, 18 anos e ensino médio completo (Vinícius Casagrande/UOL)

Por Vinícius Casagrande

Durante muito tempo as comissárias de bordo, chamadas antigamente de aeromoças, conviviam com o estereótipo de mulheres jovens, altas e bonitas. Com o fim do glamour das companhias aéreas e da popularização da aviação, muitos desses estereótipos já não existem mais. Para seguir a profissão, no entanto, sejam homens ou mulheres, ainda há algumas regras que são indispensáveis.

Uma das principais preocupações de quem pretende entrar na carreira é em relação à altura e à idade. Nos dois casos, porém, a gerente de tripulação comercial da Gol, Maria Rita Micheletto, disse que não há restrições específicas. "Não existe uma altura mínima. O candidato precisa apenas conseguir abrir o bagageiro da cabine de passageiros. Não lembro de ter reprovado ninguém por conta disso", afirmou.

Leia também:

Passou mal a bordo de um avião? Procure um comissário de bordo com urgência
Piloto e copiloto nunca comem a mesma refeição; veja bastidores da aviação
Delta contrata mil comissários; aérea teve 159 candidatos por vaga em 2017

Algumas escolas de aviação, no entanto, afirmam que é necessário ter uma altura mínima de 1,56 metro para se inscrever no curso de comissário de bordo. "Essa é uma exigência das próprias escolas, porque não existe nada na lei sobre isso", declarou Maria Rita. Consultadas, a Azul e a Latam também afirmaram que não há exigência de altura mínima para os comissários de bordo.

A Avianca também afirmou que não há exigência de altura mínima ou máxima, mas que os profissionais são alocados levando em consideração a altura adequada à configuração de cada aeronave. "Dessa forma garantimos a segurança do profissional na execução de todas as funções exigidas para o cargo e para o voo", afirmou, em nota.

Outra questão sobre a profissão é em relação à idade. Mas a gerente da Gol afirma que não há nenhum empecilho em permanecer na profissão durante toda a vida. "Temos um caso atual de uma seleção que estamos fazendo que é um comissário de 52 anos que trabalhou por 20 anos na British Airways e agora está entrando na Gol", disse.

Outro exemplo é o da norte-americana Bette Nash. Considerada a comissária de bordo mais velha do mundo, com 82 anos, ela comemorou seus 60 anos de carreira na aviação, no ano passado.

A legislação exige apenas uma idade mínima de 18 anos para obter a licença profissional emitida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O estereótipo de que as comissárias de bordo precisavam ser quase modelos de moda também já ficou no passado. "O que a gente procura é a harmonia, e não há nenhuma restrição. Trabalhamos com a diversidade e temos pessoas de todos os biotipos e classe sociais, além da primeira comissária transgênero do Brasil", afirmou a gerente de tripulação comercial da Gol.

Formação acadêmica e exames médicos

Para ser comissário de bordo, é necessário fazer um curso com duração entre quatro e seis meses em uma escola homologada pela Anac. No Aeroclube de São Paulo, localizado no aeroporto de Campo de Marte, o valor do curso é de R$ 2.880.

Para fazer a matrícula, o aluno deve ter 18 anos e ensino médio completo e obter também, antes do início das aulas, o Certificado Médico Aeronáutico de segunda classe. Os médicos credenciados pela Anac verificam uma série de exames médicos, como hemograma completo, eletroencefalograma, testes de audição e visão, entre outros.

Com os exames médicos aprovados, o aluno pode iniciar o curso. As aulas teóricas têm matérias como conhecimentos gerais de aeronaves, navegação aérea, meteorologia, segurança de voo, relações interpessoais, higiene, medicina aeroespacial e primeiros socorros. Durante o curso, há também aulas práticas de combate ao fogo e sobrevivência na selva e no mar.

Após a conclusão do curso, o aluno passa por uma prova de conhecimentos técnicos na Anac. Se aprovado, o aluno recebe a licença de comissário de bordo e já está apto a procurar emprego nas companhias aéreas ou de táxi aéreo.

Salário e rotina da profissão

O salário de um comissário de bordo é formado por uma parte fixa e outra variável, de acordo com as horas de voo realizadas no mês. Segundo a Azul, o salário médio inicial da função é de R$ 4.500. A Gol e a Latam afirmaram apenas que praticam a média do mercado. A Avianca disse que essa é uma questão estratégica da empresa e, por isso, não revela os valores.

"Depois de um ano de casa, e se houver vaga disponível, o comissário pode ser promovido a chefe de cabine, que tem a função de fazer o gerenciamento do voo e o elo entre a cabine de passageiros e os pilotos", afirmou a gerente de tripulação comercial da Gol.

Na rotina da profissão, os comissários podem passar vários dias fora de casa. A legislação exige dez folgas por mês, mas é possível que haja somente um final de semana completo de descanso. Além disso, há casos em que a tripulação pode ficar até seis dias consecutivos fora da sua base, dormindo em outras cidades.

O planejamento social também pode ser um problema. A legislação exige que a escala de trabalho do mês seguinte seja divulgada com um mínimo de 48 horas antes da virada do mês. A Gol afirmou que repassa a escala aos funcionários com uma semana de antecedência, e a Azul diz que faz isso com 15 dias.

Ao longo da carreira, os comissários passam por treinamentos constantes de procedimentos operacionais e exames médicos. Como voar pode ser um risco para gestantes, as comissárias são afastadas dos voos assim que a gravidez é constatada.

Há vagas?

A gerente de tripulação comercial da Gol afirmou que a companhia tem processos seletivos periódicos para a contratação de novos comissários de bordo. Segundo Maria Rita, neste ano a Gol já contratou 75 novos profissionais e está finalizando o processo seletivo para mais 50 comissários de bordo.

A Azul afirmou que também está com processo seletivo em andamento para contratação de novos funcionários para a função. A Latam afirmou apenas que "os interessados em trabalhar na companhia devem verificar as oportunidades disponíveis e realizar o seu cadastro diretamente na seção Trabalhe Conosco, no site www.latam.com".

A Avianca afirmou que as contratações previstas para esse ano aconteceram no primeiro semestre. "Nossos processos seletivos serão retomados em 2019", disse a empresa, em nota.

Leia também:

Sonha em comandar um avião? Veja quanto custa formação básica de um piloto
Fetiche de homens por aeromoças pode ter explicação que vai além da beleza
Jato mais barato do mundo pode ser financiado em 60x; veja valor da parcela

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.