IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Aeroporto de Congonhas tem desembarque expresso para passageiro sem bagagem

Todos a Bordo

07/08/2018 10h43

Desembarque expresso de Congonhas fica antes das esteiras de bagagem (Divulgação)

Para facilitar o desembarque dos passageiros que viajam apenas com a mala de mão, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, inaugurou na semana passada uma nova área de desembarque expresso. A nova saída do terminal está localizada antes da área de esteira de bagagem. "O objetivo é agilizar o fluxo de passageiros sem bagagem despachada, que, portanto, não precisam aguardar por malas nas esteiras do terminal", afirma a Infraero, em nota.

Segundo a empresa, a nova área de desembarque deve ser usada pela maioria dos passageiros que passam diariamente pelo aeroporto de Congonhas, o mais movimentado sob administração da Infraero.

Leia também:

Senado aprova mudança de nome do aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Procon autua aéreas por cobrar para marcar assento; Anac permite cobrança
Cingapura tem melhor aeroporto do mundo pelo 6º ano; Brasil fica de fora

Desde que as companhias aéreas passaram a cobrar pelo despacho de bagagem, aumentou o número de passageiros que viajam apenas com a mala de mão. Segundo dados da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), 65% das passagens são vendidas sem o direito de despachar a bagagem.

"A medida também visa proporcionar mais conforto e uma melhor experiência a quem chega a São Paulo pelo aeroporto de Congonhas, principalmente nos horários de maior movimento, já que grande parte dos usuários de Congonhas é constituída de empresários e executivos em viagens de negócios, que costumam trazer apenas a bagagem de mão e precisam economizar tempo", diz a nota da Infraero.

Aeroporto tem nota 4,36

O aeroporto de Congonhas ficou na 15ª colocação entre os 20 terminais avaliados na pesquisa trimestral do Ministério dos Transportes. Na escala de 1 a 5, Congonhas obteve a nota 4,36 na avaliação dos próprios usuários do terminal.

Entre os quatro aeroportos avaliados que transportam mais de 15 milhões de viajantes anuais, Congonhas ficou na última posição. O aeroporto de Brasília (DF) é o líder da categoria com nota 4,40, seguido de Galeão (RJ), que obteve nota 4,38, e Guarulhos (SP), com 4,37.

No ano passado, o aeroporto de Congonhas recebeu 21,8 milhões de passageiros, o que representa 20,15% de toda a rede da Infraero. Foram quase 218 mil pousos e decolagens.

Leia também:

Dono de jatinho paga R$ 37 mil para estacionar e embarca sem fila e raio-x
Chateado com cobrança de mala? Aéreas de fora taxam até check-in presencial
SP pode ser uma das primeiras cidades a ter táxi voador elétrico da Airbus

Piloto e copiloto nunca comem a mesma refeição

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.