IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Melhor primeira classe de avião do mundo tem até suíte com cama de casal

Todos a Bordo

26/07/2018 04h00

Suítes da primeira classe pode se transformar em um quarto de casal (Divulgação)

A primeira classe da companhia aérea Singapore Airlines foi eleita pela Skytrax, o "Oscar" da aviação, como a melhor do mundo. No ano passado, a empresa havia conquistado a quinta posição entre as melhores primeiras classes. O salto positivo aconteceu após uma renovação que a Singapore começou a implementar nas cabines dos aviões Airbus A380. A empresa também ganhou o prêmio de melhor poltrona de primeira classe.

Desde dezembro, a primeira classe do A380 da empresa começou a contar com seis suítes privativas. Elas são equipadas com cama, poltrona giratória, mesa, televisão de 32 polegadas e guarda-roupa.

Quarto de casal

Para quem viaja acompanhado, é possível transformar uma suíte individual em um grande quarto de casal. Para isso, basta abaixar a parede que separa as duas cabines. As camas também podem ficar juntas para formar uma cama de casal.

Leia também:

1ª classe ganha cremes, perfumes e bálsamos labiais de Bulgari e Lacroix
Avianca é eleita a melhor aérea da América do Sul; Azul é a 1ª do Brasil
SP pode ser uma das primeiras cidades a ter táxi voador elétrico da Airbus

Suítes individuais do Airbus A380 da Singapore (Divulgação)

Poltrona giratória e mesa

Na hora das refeições ou para momentos de trabalho, cada passageiro ainda conta com uma poltrona de couro, que reclina até 45º e gira 270º. Em frente a ela, é possível abrir uma mesa de trabalho ou refeição. Os passageiros podem ficar nas camas durante todo o voo, mas durante os pousos e decolagens, por questão de segurança, é obrigatório que estejam sentados nas poltronas.

Suítes são fechadas por portas deslizantes para dar mais privacidade (Divulgação)

Porta deslizante

Para dar privacidade aos passageiros durante o voo, as suítes têm uma porta deslizante. Eles só não ficam completamente isolados porque as paredes não chegam até o teto, com abertura na parte superior. Trata-se apenas de normas de segurança para que os comissários de bordo possam checar se nada de errado está acontecendo dentro da suíte.

Banheiro destinado aos passageiros das suítes privativas (Divulgação)

Banheiros exclusivos

Há ainda dois banheiros exclusivos paras os seis passageiros que voam nas suítes do A380. Com tanto luxo, no entanto, ficou faltando a presença de um chuveiro, item já disponível nas primeiras classes de outras companhias aéreas, como a Emirates e a Etihad.

Refeições da primeira classe podem ser escolhidas até 24 horas antes do voo (Divulgação)

Escolha das refeições

Em todos os modelos de avião, os passageiros que viajam na primeira classe podem escolher, com antecedência de 24 horas do voo, as refeições que farão a bordo, com opções de lagosta, comida chinesa, indiana, entre outras.

Kit de amenidades da Lalique ficam guardados nos compartimentos da suíte (Divulgação)

Kit de amenidades e pijama

Além disso, os passageiros da primeira classe também recebem um kit de amenidades da marca francesa Lalique, que inclui itens como loção corporal, protetor labial, sabonete e até uma vela (que não pode ser acesa durante o voo). Na hora de dormir, os passageiros recebem um pijama da marca.

Suítes estão presentes nos Airbus A380 da companhia aérea (Divulgação)

Renovação de 19 aviões

A renovação de todos os 19 A380 da Singapore Airlines teve início no final do ano passado e deve ser completado nos próximos três anos. Na configuração antiga dos A380 da companhia, já havia suítes para os passageiros da primeira classe, que também podiam ser transformadas em quartos de casal. A diferença é que elas eram menores. Na configuração nova, há uma cama e uma poltrona. Na antiga, a poltrona virava cama.

Primeira classe do Boeing 777

Para os voos de longo alcance, a Singapore também usa aviões Boeing 777 e A350. Essas aeronaves não contam com suítes tão espaçosas como as do A380. Isso não quer dizer, no entanto, que o conforto é limitado. As poltronas são largas e também revestidas em couro.

Pesquisa Skytrax

A pesquisa da Skytrax foi feita com mais de 20 milhões de passageiros de mais de cem nacionalidades diferentes entre agosto de 2017 e maio de 2018. Os passageiros avaliaram 335 companhias aéreas do mundo inteiro.

Veja as dez melhores primeiras classes do mundo:

1. Singapore Airlines
2. Etihad Airways
3. Air France
4. Lufthansa
5. Emirates
6. ANA (All Nippon Airways)
7. Qatar Airways
8. Cathay Pacific Airways
9. Thai Airways
10. British Airways

Leia também:

Quanto combustível um jato comercial consome por voo?
Pesquisa mostra perfil de dono de jatinho: patrimônio médio é de US$ 1,5 bi
Maior companhia aérea do mundo tem quase 1.000 aviões; veja ranking

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.