IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Que tal passar no raio-X do aeroporto sem ter que tirar o laptop da mala?

Todos a Bordo

24/07/2018 04h00

Sistema usa tomografia computadorizada para inspecionar malas de mão (Divulgação)

Passar pelo raio-x do aeroporto é uma das partes mais chatas para quem viaja de avião. É preciso tirar o laptop da mala, colocar todos os líquidos – de até 100 ml – em um plástico transparente e, muitas vezes, esperar em uma longa fila. Mas essa "rotina" pode mudar em breve. Os Estados Unidos começaram a testar na última semana no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, um novo sistema de escâner de bagagem de mão para ser utilizado nos aeroportos do país.

O novo equipamento funciona como uma tomografia computadorizada, que permite aos agentes de segurança terem uma visão mais precisa dos itens dentro das malas dos passageiros. Com o aparelho, as autoridades de aviação afirmam que os processos de inspeção de segurança poderão ser mais ágeis.

Leia também:

Por que o embarque de passageiros é sempre pelo lado esquerdo do avião?
SP pode ser uma das primeiras cidades a ter táxi voador elétrico da Airbus
Dono de jatinho paga R$ 37 mil para estacionar e embarca sem fila e raio-x

Com o sistema atual, os passageiros são obrigados a retirar líquidos e laptops da mala de mão, e a fila do raio-x fica mais lenta. A substituição das máquinas de raio-x por equipamentos de tomografia computadorizada permitirá que esses itens permaneçam dentro da bagagem de mão durante todo o tempo. É que os agentes de segurança podem ter uma visão 3D dos itens dentro da mala e girar a imagem em todas as direções. O atual sistema de raio-x permite apenas uma visão 2D estática.

Novo equipamento gera imagens 3D para os agentes de segurança (Divulgação)

O novo equipamento de tomografia computadoriza faz centenas de imagens semelhante ao raio-x em todas as direções, criando uma imagem em 3D. Segundo a American Airlines, o sistema aplica algoritmos sofisticados para a detecção de explosivos, armas de fogo e outros itens proibidos em bagagem de mão. O equipamento já é utilizado para inspecionar as malas que são transportadas no porão do avião.

A empresa afirma que o uso da tecnologia de tomografia computadorizada melhora significativamente a capacidade de detecção de ameaças nos postos de controle. "Essa parceria nos permite implementar rapidamente uma nova tecnologia e ver uma melhora imediata na eficácia da segurança", afirma David Pekoske, administrador da TSA (Administração da Segurança do Transporte, na sigla em inglês).

Itens proibidos na mala de mão

Apesar da melhora na inspeção das bagagens de mão, não há informações se recipientes com mais de 100 ml poderão ser liberados no futuro nos Estados Unidos. Atualmente, frascos que levem líquidos, géis ou pastas e tenham capacidade superior a 100 ml só podem ser transportados nas malas que são despachadas no check-in e viajam no porão do avião.

Em voos nacionais dentro do Brasil, não há essa restrição em relação à quantidade de líquidos. "Em voos internacionais, existe restrição para o transporte de quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100 ml, e o limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo um litro com fechamento hermético (tipo ziplock)", afirma a Anac.

Além disso, é proibido levar na bagagem de mão armas, objetos cortantes como facas, lixas, cortadores de unhas, barbeadores, ferramentas ou pinças, substâncias explosivas, venenos, ácidos, gás comprimido, tacos de beisebol ou de bilhar, entre outros.

Desde o dia 30 de junho, os Estados Unidos também restringiram o transporte dentro da bagagem de mão de produtos em pó em recipientes maiores que 350 ml. Esses produtos só podem ser transportados na mala despachada.

Leia também:

O dia em que o piloto deixou o filho brincar na cabine e derrubou um avião
Autor de O Pequeno Príncipe era piloto, voou no Brasil e morreu em acidente
Maior companhia aérea do mundo tem quase 1.000 aviões; veja ranking

Airbus A380 tem 22 rodas, e troca do trem de pouso demora 14 dias

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.