IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Air Italy deixa de voar ao Brasil, após 10 anos ligando o Nordeste a Milão

Todos a Bordo

24/04/2018 17h22

Nova pintura dos aviões da Air Italy (Divulgação)

A companhia aérea italiana Air Italy (antiga Meridiana) faz nesta quarta-feira (25) seu último voo no Brasil. A empresa tinha um voo por semana saindo de Milão (Itália) para Recife (PE), depois passando por Fortaleza (CE) e indo de volta a Milão. A empresa estava no país há cerca de dez anos.

A Air Italy afirmou que nenhum passageiro será prejudicado diretamente porque só foram vendidas passagens até o voo desta quarta-feira.

A empresa diz que não descarta voltar a voar para o Brasil no futuro. "Esperamos realmente que a Air Italy volte para o Brasil em breve", afirma um comunicado enviado ao Todos a Bordo.

Leia também:

Nordeste terá 50% mais de voos internacionais, para Argentina, EUA e Europa
7 meses de análise, e ministério não conclui se aéreas mentiram sobre malas
O dia em que o piloto deixou o filho brincar na cabine e derrubou um avião

Enquanto perde um voo semanal para Milão, Fortaleza terá a partir da semana que vem duas novas opções de voos para a Europa. A Joon, companhia aérea da Air France, terá inicialmente dois voos semanais entre Fortaleza e Paris (França) – um terceiro voo semanal começará em outubro – e a KLM fará três voos semanais entre Fortaleza e Amsterdã (Holanda).

Antiga pintura da Meridiana, antes de virar Air Italy (Divulgação)

Mudança estratégica da Air Italy

O cancelamento do voo da Air Italy em Recife e Fortaleza acontece apenas dois meses após a companhia anunciar uma completa reestruturação operacional. No ano passado, a Qatar Airways adquiriu 49% da empresa italiana. Em fevereiro, a empresa mudou seu nome de Meridiana para Air Italy.

Segundo o diretor executivo da Qatar Airways, Akbar Al Baker, a Air Italy deve abandonar o foco no turismo de lazer para atuar também no mercado de viagens de negócios. A empresa quer competir diretamente com a principal companhia aérea italiana, a Alitalia, que enfrenta um processo de recuperação judicial.

Entre os planos, está a criação de novas rotas a partir do aeroporto de Malpensa, em Milão. A reestruturação da malha da empresa começa a vigorar a partir de 1º de maio. Entre as novas rotas internacionais estão Nova York (EUA), Miami (EUA), Bangcoc (Tailândia) e Mumbai (Índia).

Os novos planos da companhia italiana também preveem uma renovação completa da frota de aviões. A Air Italy espera ter até 2022 50 aviões entre os modelos Boeing 737 MAX 8, para rotas dentro da Europa, e Boeing 787-8, para voos internacionais de longo alcance. O primeiro Boeing 737 MAX 8 já está pronto na fábrica da Boeing e deve chegar à Itália nos próximos dias.

Leia também:

Embraer entrega primeiro avião do modelo E190-E2 a uma companhia aérea
Como uma janela de avião se quebra e o que acontece depois disso?
Por que aviões sofrem turbulência de repente e mesmo com céu claro?

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.