IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Empresa aérea promove disputa entre carro de corrida elétrico e dois aviões

Todos a Bordo

29/03/2018 15h00

Qatar Airways promove disputa entre carro de corrida elétrico e dois aviões

A Qatar Airways promoveu um duelo pouco convencional: foram dois aviões usados pela companhia aérea contra um carro da equipe Dragon Racing de Fórmula E, uma espécie de Fórmula 1 só com carros elétricos.

Em Doha, no Aeroporto Internacional de Hamad, o piloto belga Jérôme d'Ambrosio enfrentou a decolagem de um Airbus A350 e o pouso de um Boeing 787 Dreamliner.

Carro de corrida elétrico disputa com A350 e Boeing 787; assista

UOL Notícias

Como era de se esperar, d'Ambrosio conseguiu abrir  vantagem inicial na largada, mas foi ultrapassado antes da decolagem do Airbus. A velocidade máxima do avião pode chegar a 944 Km/h, contra 225 Km/h do carro elétrico. No segundo round, porém, o piloto venceu a disputa contra o Boeing de 227,93 toneladas.

Aérea é patrocinadora da corrida

Chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Fórmula E existe desde 2014 e está na metade da temporada 2017-2018. A próxima etapa da competição vai acontecer em Roma, na Itália, no dia 14 de abril.

A Qatar Airways é patrocinadora oficial da corrida seguinte, em Paris, na França, que vai acontece em 28 de abril. Após seis grandes prêmios, d'Ambrosio está em 18º lugar no torneio, com seis pontos ganhos, 103 a menos que o líder, o francês Jean-Éric Vergne.

"A Qatar Airways busca sempre estar à frente da curva quanto a questões ambientais e tem hoje uma das mais modernas frotas no céu", disse o executivo-chefe da empresa, Akbar al Baker.

"Por isso, escolhemos investir na Fórmula E, que é o futuro das corridas a motor, por sua tecnologia amigável ao meio ambiente, combinada a um esporte emocionante. Acreditamos que nossos leais passageiros e os fãs da categoria ao redor do mundo gostaram de ver o desafio", afirmou, em entrevista ao site oficial da Fórmula E.

Outras disputas semelhantes

A iniciativa de promover uma confronto de exibição entre um carro de corrida e um avião não é novidade.

Em outro formato, a equipe Red Bull Racing, da Fórmula 1, colocou o piloto australiano Daniel Ricciardo para encarar um caça F-18, em 2014. Na ocasião, o resultado do duelo na decolagem foi parecido com o promovido pela Qatar Airways entre o carro de Fórmula E e o Airbus A350.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.