IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Agência europeia emite alerta de risco de incêndio nos aviões Airbus A350

Todos a Bordo

24/08/2017 15h30

Superaquecimento do fluido hidráulico pode causar incêndio (foto: Divulgação)

A Agência Europeia de Aviação Civil (Easa) emitiu um alerta dizendo que há risco de incêndio nos tanques de combustível dos aviões Airbus A350. O problema estaria relacionado com um possível superaquecimento do fluido do sistema hidráulico, utilizado para movimentar algumas superfícies do avião.

O sistema de resfriamento do fluido está localizado nos tanques de combustível do avião e a temperatura elevada poderia causar o incêndio.

"Essa condição, se não detectada e corrigida, combinada com uma falha no sistema inercial do tanque de combustível (FTIS), poderia levar ao aquecimento incontrolável do fluido hidráulico, possivelmente resultando em uma ignição da mistura de ar e combustível no tanque", afirma a agência em seu relatório.

Segundo a Airbus, o problema está sendo solucionado com uma atualização do software que controla o sistema hidráulico do avião. A fabricante afirmou que o problema foi verificado pela própria Airbus e comunicado às autoridades aeronáuticas.

Ainda segundo a Airbus, os aviões do modelo A350 podem continuar voando normalmente enquanto o problema é corrigido. A Easa já comunicou todas as companhias aéreas que voam com esse modelo de avião para fazer a atualização do software.

A  lista de itens que deverão ser inspecionados antes de cada voo também foi revisada, especialmente aqueles que envolvem o sistema hidráulico do avião. A Airbus afirma que está sempre em busca do aperfeiçoamento de seus aviões.

Em todo o mundo, há 100 aviões do modelo A350-900 em operação. No Brasil, a Latam é a única companhia aérea que opera com esse avião. A empresa tem três A350-900 em sua frota e afirmou que segue todas as recomendações da fabricante para a operação do modelo.

Leia também:

Jatos comerciais têm motor escondido na traseira. Sabe para que ele serve?

Você sabe como funciona um motor de avião a jato?

Aviões seguem estradas invisíveis no céu e não podem ir por onde quiserem

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.