IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Exposição mostra história do design na aviação brasileira, de 1709 até hoje

Todos a Bordo

31/05/2017 12h53

Guto Lacaz, curador da exposição, na máquina de Leonardo da Vinci (Foto: Ricardo Matsukawa / UOL)

O Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, inaugura nesta quinta-feira (1º), às 19h30, a exposição Design na aviação brasileira. A mostra conta a história da criação de aeronaves no Brasil, desde o primeiro balão de ar quente criado pelo padre Bartolomeu de Gusmão, em 1709, ao novo avião cargueiro KC-390, ainda em fase de testes na Embraer. O público poderá visitar a exposição até o dia 20 de agosto.

"O Museu da Casa Brasileira é  especializado em design e faltava contar a história da aviação. Já tivemos uma exposição sobre a história de Santos Dumont, mas agora queríamos mostrar o lado contemporâneo também", afirma Guto Lacaz, curador da exposição.

"Com esta exposição, em que técnica e invenção estão a serviço do homem, o Museu busca expandir a compreensão sobre a produção do design, que é capaz até mesmo de desafiar a gravidade e diminuir fronteiras", conclui Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

A exposição começa já no portão de entrada do museu. É ali que está, em escala 1:2, o planador Urupema, primeiro planador criado no Brasil e utilizado para competições mundiais de voo a vela.

Linha do tempo mostra 0s principais aviões desenvolvidos no Brasil (Foto: Ricardo Matsukawa / UOL)

No hall de entrada do museu, uma linha do tempo apresenta a história da aviação brasileira com maquetes dos principais modelos de aeronaves já desenvolvidos no Brasil, como o balão de Bartolomeu de Gusmão, o 14-Bis de Santos Dumont, pequenos aviões da indústria nacional e todos os modelos já produzidos pela Embraer.

A exposição ainda mostra como são criados os aviões. A primeira sala é dedicada ao processo de projeto das aeronaves, desde os desenhos preparatórios dos aviões feitos a mão em papel vegetal, até os sistemas virtuais de projeto, incluindo vídeos de ensaios, modelos e documentação fotográfica. Um pequeno túnel de vento ainda mostra como funciona a  sustentação aerodinâmica que permite o voo. A exposição tem um modelo com ventilador que pode ser acionado pelo público. Quando o vento bate, a asa fluta.

Exposição tem desenhos de diversos projetos de avião da Embraer (Foto: Ricardo Matsukawa / UOL)

O público também poderá ver peças reais utilizadas nos aviões, como o motor turbo-hélice de um Bandeirante (EMB-110) e o trem de pouso de um jato comercial ERJ-145, além de um pedaço de 5 metros de uma asa do jato E-190 da Embraer.

A parte interativa da exposição conta com uma experiência em realidade virtual, com a projeção da área interna do novo cargueiro KC-390. Com óculos de realidade virtual, o público tem a sensação de estar realmente dentro do novo avião que será utilizado pela Força Aérea Brasileira.

Motor do avião Bandeirante está em exposição (Foto: Ricardo Matsukawa / UOL)

No amplo jardim do Museu da Casa Brasileira, uma réplica da primeira máquina voadora criada pelo italiano Leonardo Da Vinci foi desenvolvida especialmente para a exposição. A intenção de Da Vinci era acionar as asas móveis com a força manual dos pedais. A experiência promete ser a diversão das crianças, que poderão experimentar a máquina criada por Da Vinci.

Ainda no jardim do Museu, está o único avião em tamanho real da exposição. Trata-se do primeiro protótipo do A-29 Super Tucano criado pela Embraer para a Força Aérea Brasileira.

"É importante nesse momento conturbado do país poder contar essa história de orgulho nacional", afirma Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.

Design na Aviação Brasileira

Local: Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Brigadeira Faria Lima, 2705 – São Paulo (SP)

Período: 1º de junho a 20 de agosto

Preço: De terça a sexta a R$8. Sábados, domingos e feriados entrada grátis.

Máquina de Voar de Leonardo da Vinci e Super Tucano no jardim do museu (Foto: Ricardo Matsukawa / UOL)

Leia também:

Por que quase todos os aviões são brancos?

Para ter sorte, pilotos desenhavam de pin-up a tubarão em aviões de guerra

Senado aprova mudança de nome do aeroporto de Congonhas, em São Paulo

 

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.