IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Praias, rios, florestas e neve; pilotos escolhem aeroportos mais bonitos

Todos a Bordo

13/11/2016 06h00

Pista do aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro (Foto: dolphin photo/Getty Images)

Pista do aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro (Foto: dolphin photo/Getty Images)

O momento da aterrissagem oferece vistas incríveis em alguns aeroportos do mundo. Privilegiados, pilotos têm uma imagem ainda mais impressionante diante de si na hora do pouso. Na lista abaixo, eles indicam quais são os aeroportos mais bonitos em sua opinião e explicam o que os torna especiais.

Começando pelo Brasil, não é difícil imaginar que o aeroporto Santos Dummont, com a maravilhosa vista do Rio de Janeiro, seria lembrado.

"A aproximação no Santos Dummont, por razões óbvias, é muito bonita. Nós costumamos sempre falar com os passageiros para que observem. A aproximação da pista passa muito perto do Pão de Açúcar. Para as pessoas que têm medo pode ser um pouco desconfortável, mas para nós pilotos, posso adiantar que é uma natureza muito bonita", diz João Gabriel Macari Neto, comandante e diretor de operações de voo da Azul.

"Sem dúvida é o aeroporto Santos Dumont, por estar localizado num cenário privilegiado, às margens da Baía de Guanabara, entre o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a ponte Rio-Niterói. Além disso, privilegia todos os que voam para este aeroporto com vistas aéreas únicas do Rio de Janeiro", diz Leonardo Constant, comandante da Gol, sobre seu local preferido.

O comandante da Latam, Ricardo Augusto Saboia, também destaca a beleza do Santos Dummont, mas tem outro aeroporto nacional entre os seus preferidos, o de Santarém – Maestro Wilson Fonseca, no Pará. O motivo? As paisagens de floresta e rio e a praia de Alter do Chão, que fica nas proximidades do final da pista.

O comandante Macari inclui também como destaque entre os aeroportos nacionais o Hercílio Luz, em Florianópolis, Santa Catarina, onde a aproximação para aterrissagem ocorre por cima do mar, em uma paisagem combinada com montanhas.

Vista aérea da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina (Foto: Eduardo Valente/Getty Images)

Vista aérea da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina (Foto: Eduardo Valente/Getty Images)

Aeroportos internacionais

Fora do país, Macari coloca entre os mais bonitos o pouso noturno no aeroporto Charles de Gaulle, com as luzes de Paris. O comandante Saboia gosta do aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile. Ele afirma que a aproximação é marcada pela vista dos cumes nevados da Cordilheira dos Andes e, mais abaixo, do deserto, que pouco a pouco dão lugar à visão da capital chilena.

Vista da cidade de Santiago, no Chile, com os Andes ao fundo (Foto: Divulgação/Latam Airlines)

Vista da cidade de Santiago, no Chile, com os Andes ao fundo (Foto: Divulgação)

O jornal "Daily Telegraph", do Reino Unido, também ouviu pilotos sobre seus aeroportos preferidos. Confira algumas as opiniões:

O comandante Al Crawford, da companhia australiana Qantas Airways, gosta de aterrissar no aeroporto da Ilha Hamilton, no arquipélago de Whitsunday, na Grande Barreira de Corais da Austrália. "A aproximação a Hamilton leva você através de lindas praias e vistas de um oceano azul-turquesa. Iates estão sempre na vizinhança e o aeroporto fica perto de uma marina".

Pouso no aeroporto da Ilha Hamilton, na Austrália

Pouso no aeroporto da Ilha Hamilton, na Austrália (Foto: ihorga/Getty Images)

O piloto Mark Vanhoenacker, da British Airways, diz adorar o pouso no aeroporto Heathrow, em Londres, por causa da visão do rio Tâmisa, mas destaca também a aterrissagem no aeroporto da Cidade do Cabo, África do Sul, descrita por ele como "espetacular". "Depois de um voo longo e tranquilo durante a noite pela Europa e de uma ponta a outra da África, não há nada como a visão da Table Mountain (montanha da Mesa) surgindo no momento em que o dia amanhece. Do alto, olhando uma das mais belas interseções de terra e mar do mundo, fica evidente por que a cidade é um dos destinos mais populares entre tripulantes e passageiros".

Vista aérea da Table Mountain, na Cidade do Cabo, África do Sul (Foto: John-James Gerber/Getty Images)

Vista aérea da Table Mountain (montanha da Mesa), na Cidade do Cabo, África do Sul (Foto: John-James Gerber/Getty Images)

Na opinião de Rob Kooyman, piloto da Monarch Airlines, também do Reino Unido, a chegada mais bonita é a do aeroporto de Innsbruck, na Áustria. "A vista dos Alpes que temos da cabine é incrível", resume, para em seguida enumerar as dificuldades enfrentadas no momento da descida: as montanhas que cercam o aeroporto, a possibilidade de encontrar neve pesada, os ventos fortes e a pista curta. "Mas isso faz com que seja ainda mais gratificante voar para lá".

Montanhas nevadas nos Alpes, perto de Innsbruck, na Áustria (Foto: ihorga/Getty Images)

Montanhas nevadas nos Alpes, perto de Innsbruck, na Áustria (Foto: ihorga/Getty Images)

O comandante Geoff Leask, da British Airways, menciona o pouso no aeroporto internacional Ibrahim Nasir, em Malé, capital das Maldivas, no sul da Ásia. "O destino ainda tem a visão mais fantástica de atóis de corais que você provavelmente vai ver em qualquer lugar do mundo todo".

Vista aérea das Maldivas (Foto: Wolfgang Steiner/Getty Images)

Vista aérea das Maldivas (Foto: Wolfgang Steiner/Getty Images)

Leia também:
Passageiros dizem quais os melhores aeroportos do mundo para esperar um voo
Aeroporto mais movimentado do mundo recebe 2,6 vezes mais gente que o de SP

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.