IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Conheça as melhores esquadrilhas da fumaça do mundo

Todos a Bordo

09/11/2016 06h00

Esquadrilha da Itália desenha a bandeira do país no céu (Imagem: Divulgação)

Esquadrilha da Itália desenha a bandeira do país no céu (Imagem: Divulgação)

Por Vinícius Casagrande

Voos de ponta-cabeça, piruetas, loopings e muitos desenhos no céu. Por onde passam, os aviões de acrobacia aérea encantam o público de todas as idades. No Brasil, a mais conhecida é a Esquadrilha da Fumaça, um esquadrão da Força Área Brasileira, mas diversos outros países também contam com formações semelhantes.

O objetivo das esquadrilhas de demonstração aérea é o de promover suas forças armadas junto ao público em geral. É também uma maneira de mostrar o poderio e a capacidade de suas tropas, embora os pilotos que fazem parte dos grupos de acrobacia normalmente não participem de ações de combate.

Conheça algumas das principais esquadrilhas ao redor do mundo. A lista foi organizada por ordem alfabética de seus países de origem.

Brasil – Esquadrilha da Fumaça

A esquadrilha brasileira começou como uma atividade nas horas de folga dos instrutores da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Eles treinavam acrobacias como forma de demonstrar suas habilidades aos novos cadetes.

A primeira demonstração oficial do grupo aconteceu em 14 de maio de 1952. Somente no ano seguinte, no entanto, é que a fumaça foi inserida nas apresentações com a intenção de que o público entendesse melhor as manobras.

No início, a Esquadrilha da Fumaça voava com aviões NA T-6, da North American Aviation, que voaram até 1976 e fizeram 1.272 apresentações. Após quatro anos sem apresentações, o grupo retomou as atividades em 10 de julho de 1980 com aviões T-25 Universal, da Indústria Aeronáutica Neiva. Esses aviões voaram somente três anos na Esquadrilha da Fumaça.

Em 1983, entraram em atividade os EMB-312 Tucano, da Embraer. Eles permaneceram em operação por 20 anos, até serem substituídos pelos mais modernos A-29 Tucano, também da Embraer. Hoje, o Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, está sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo.

Coreia do Sul – Black Eagles

Criado em 1953, o esquadrão coreano começou suas demonstrações aéreas voando com aviões F-51 Mustangs. Em mais de 50 anos de história, os Black Eagles (Águias Negras) já voaram também com aviões T-33 Shooting Star, da Lockheed; F-86 Sabre, da North American Aviation; F-5A Freedom Fighter, da Northrop Corporation; e A-37B Dragonfly, da Cessna. Atualmente, as apresentações são feitas com o T-50B Golden Eagle, da Korean Aerospace Industries.

O esquadrão faz parte da Força Aérea da Coreia do Sul e realiza mais de 50 apresentações por ano. O grupo é formado por oito pilotos, que precisam passar por um rigoroso treinamento e só podem ingressar no esquadrão se forem aprovados por unanimidade pelos membros mais antigos do grupo.

Estados Unidos – Blue Angels

Grupo de demonstração aérea da Marinha dos Estados Unidos, os Blue Angels (Anjos Azuis) foram formados em 1946. O esquadrão é composto por 13 pilotos, mas apenas seis se apresentam simultaneamente nos 70 shows aéreos que realizam todos os anos.

O primeiro avião utilizado pelo grupo foi o F6F-5 Hellcat, da Grumman. Outras seis aeronaves já foram utilizadas nas apresentações e hoje o esquadrão voa com caças F/A-18 Hornet, da Boeing. Mais de 480 milhões de pessoas já assistiram às apresentações do grupo.

Estados Unidos – Thunderbirds

A Força Aérea dos Estados Unidos é representada pelos Thunderbirds. Criado em 1953, o esquadrão fez sua primeira demonstração aérea com aviões F-84G Thunderjet, da Republic Aviation.

Em 1956, os Thunderbirds se tornaram o primeiro o grupo a se apresentar com aviões supersônicos ao adotar o F-100C Super Sabre, da North American Aviation. Hoje, no entanto, os Estados Unidos só permitem shows aéreos com aviões que não ultrapassem a velocidade do som. Desde 1983, o esquadrão se apresenta com o F-16C Fighting Falcon, da General Dynamics.

França – Patrouille de France

Mais antigo esquadrão de demonstração aérea do mundo, a Patrouille de France (Patrulha da França) foi fundada em 1931 por instrutores de escola de aviação francesa. Os primeiros aviões utilizados pelo grupo foram do modelo MS-230, da Morane-Saulnier.

Atualmente, a esquadrilha francesa conta com oito ou nove pilotos voando aviões Alpha Jet, da Dassault-Dornier. Apesar de realizar apresentações em diversos países, o mais famoso show acontece no céu de Paris, mais precisamente no dia 14 de julho, quando é comemorada a queda da Bastilha.

A imagem mais marcante do esquadrão é quando os aviões voam lado a lado, desenhando a bandeira francesa no céu.

Itália – Frecce Tricolori

O esquadrão da Aeronáutica Militar Italiana impressiona com suas apresentações que contam com dez aviões, sendo nove em formação e um isolado. Criado em 1961, as Frecce Tricolori (Flechas Tricolores) são um dos maiores esquadrões de demonstração aérea do mundo.

Para honrar o nome, uma das principais marcas do grupo é exatamente pintar os céus em verde, branco e vermelho, as cores da bandeira italiana.

Desde sua criação, as Frecce Tricolori voaram somente três modelos de aviões. Os pioneiros foram o F-86E Sabre, da North American Aviation, que ficaram em operação por somente três anos. Em 1964, os shows aéreos passaram a ser feitos com o G.91, da Fiat Aviazione, que foram substituídos em 1982 pelos atuais MB-339, da Aermacchi.

Reino Unido – Red Arrows

Criado em 1965, o time da Força Aérea do Reino Unido foi o segundo grupo de demonstração aérea britânico a ser fundado, mas atualmente é o único. Voando com nove aviões, a principal manobra dos Red Arrows (Flechas Vermelhas) é a formação de um diamante no céu.

No início, o esquadrão voava com aviões Gnat, da Folland Aircraft, mas desde 1980 as apresentações são feitas com jatos Hawk T1A, da BAE Systems Hawk.

Rússia – Russkiye Vityazi

Um dos mais recentes esquadrões de demonstração aérea, os Russkiye Vityazi (Cavaleiros Russos) foram criados somente após o fim da União Soviética e já em seu primeiro ano fizeram uma apresentação histórica no Reino Unido.

Desde a sua criação, o grupo voa com jatos Su-27, da Sukhoi, e tem como uma de suas principais marcas o uso de fogos de artifícios em suas apresentações. Os Russkiye Vityazi também costumam se apresentar ao lado de outro esquadrão russo, o Strizhi.

Suíça – Patrouille Suisse

Fundada em 1964, a Patrouille Suisse (Patrulha Suíça) é uma das quatro equipes de exibição da Força Aérea Suíça. Todos os membros da Patrouille Suisse são pilotos militares profissionais ou controladores de tráfego aéreo. Não há pilotos da Força Aérea Suíça atuando exclusivamente para shows aéreos. Fazer parte da Patrouille Suisse é uma tarefa extra, além de seus empregos diários.

Um show do grupo dura cerca de 18 minutos e é sempre observado no chão pelo comandante da Patrouille Suisse. O esquadrão conta com 12 aviões F-5E Tiger II, da Northrop Corporation, mas as apresentações são feitas normalmente com apenas seis aeronaves.

Leia mais:

Como a Esquadrilha da Fumaça escreve no céu?

Para ter sorte, pilotos desenhavam de pin-up a tubarão em aviões de guerra

Embraer: assista ao vídeo com o voo inaugural do jato militar KC-390

Aeronáutica cria curso online grátis sobre investigação de acidentes aéreos

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.