IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Concurso escolhe as fotos mais bonitas de aviões; veja as cinco primeiras

Todos a Bordo

27/10/2016 06h00

Por Vinícius Casagrande

O Sindicato Nacional dos Aeronautas realizou no mês de outubro o primeiro concurso "Olhares da Aviação" com o objetivo de se aproximar não apenas dos profissionais da área, mas também dos apaixonados pela aviação.

O concurso recebeu fotografias de todas as regiões do Brasil, com ângulos bastante inusitados dos aviões. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por membros da área de comunicação do sindicato e jornalistas especializados.

Entre os vencedores estão fotógrafos amadores, spotters (apaixonados por aviação que se dedicam a registrar imagens de aviões) e até mesmo pilotos.

1º colocado: Leonardo Jacinto Caldas

1º colocado: Leonardo Jacinto Caldas

Em um final de tarde de lua cheia, o brasiliense Leonardo Jacinto Caldas foi em busca do melhor ângulo no qual pudesse fotografar a aproximação dos aviões no aeroporto de Brasília.

Apaixonado pela fotografia dos astros, Caldas afirma que naquele dia procurou o alinhamento perfeito entre a rota dos aviões e a posição da lua. "Fui com a intenção mesmo de pegar o avião com a lua ao fundo. Fiz várias fotos no dia e até montei um gif com o avião passando pela lua", afirma.

2º colocado: Rafael Borba

2º colocado: Rafael Borba

Todo final de semana o pernambucano Rafael Borba pega seu equipamento fotográfico e segue com destino ao aeroporto de Recife para registrar imagens dos aviões.

A fotografia vice-campeã do concurso "Olhares da Aviação" foi feita na entrada da Base Aérea do Recife, onde fica exposto o Boeing B17 que aparece em primeiro plano.

O registro foi feito no momento da decolagem de um Boeing 767 da Jordan Aviation que realizava um voo de fretamento.

3º colocado: César Augusto Novaes Gomes

3º colocado: César Augusto Novaes Gomes

A fotografia em preto e branco de um Airbus A320 da Avianca foi a terceira colocada no concurso realizado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. O registro do pernambucano César Augusto Novaes Gomes foi realizado no momento em que o avião chegava ao aeroporto do Recife.

4º colocado: Tadeu Antunes Primo

4º colocado: Tadeu Antunes Primo

Piloto de avião Caravan C208, o paulista Tadeu Antunes Primo fez a fotografia enquanto preparava a aeronave para a decolagem no aeroporto de Guarulhos rumo a Belo Horizonte.

Primo explica que o estacionamento do avião que pilota fica no lado oposto ao terminal de passageiros e próximo à cabeceira da pista. "As luzes da pista e o desfoque que apliquei criam um efeito bastante interessante", afirma.

5º colocado: José Stuppiello

5º colocado: José Stuppiello

O comandante José Stuppiello cruzava o Oceano Atlântico quando avistou um outro avião que seguia praticamente na mesma rota, mas em altitude diferente. O registo foi feito de dentro da cabine de comando. A foto ganhou um efeito especial em virtude da esteira de condensação deixada pelo avião.

Leia mais:

Fotos mostram como primeira classe se distraía durante voos na década de 60

Aéreas faturam US$ 26 bi com serviços como venda de lanche e bagagem extra

Airbus quer avião feito em impressora e hangar com robô e realidade virtual

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.