IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Boeing estuda app para pedir comida e saber se banheiro está livre no avião

Todos a Bordo

02/09/2016 16h21

banheiro-aviao-1432236265375_615x300

Você já se levantou para ir ao banheiro durante um voo e teve de esperar numa fila no corredor? Em breve, será possível evitar a situação com o uso de um aplicativo de celular, segundo a Boeing, que está testando um modelo de app para melhorar a viagem dos passageiros.

Além de saber se o lavatório está livre, outras facilidades podem virar realidade, como controlar a intensidade das luzes das poltronas e pedir refeições e bebidas acionando controles em seu smartphone.

A tecnologia está sendo testada por engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produtos em Aeronaves Comerciais da Boeing em Everett, nos Estados Unidos, dentro de uma réplica de cabine de avião equipada com sensores de alta tecnologia.

Segundo a pesquisadora Deborah Regan, o sistema funcionaria por meio de pequenos chips embutidos perto de recursos específicos, como as luzes de leitura, sem a necessidade de conexão a redes sem fio.

O sistema também poderia fornecer à tripulação informações sobre passageiros frequentes, incluindo localização exata do assento e suas preferências, o que ajudaria a prestar um serviço personalizado. "Toda essa informação seria exibida em tablets, smartphones ou relógios que os membros da tripulação iriam monitorar", diz Regan.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.