IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Empresa aérea cria aplicativo para pilotos que permite prever turbulências

Todos a Bordo

01/09/2016 11h09

Aplicativo que mostra onde há turbulências (Divulgação)

Aplicativo que mostra onde há turbulências (Imagem: Divulgação)

POR RICARDO GALLO

A norte-americana Delta criou um aplicativo que permite aos pilotos visualizar em tempo real onde há turbulências em rota.

Lançada em abril, a solução funciona na frota de Boeings 737 e 767 da empresa –este último é o modelo que faz voos para o Brasil. Também está previsto, no futuro, estender o aplicativo para os Boeings 777 e Airbus A330.

De onde vêm as informações? Sensores instalados em mais de 300 aviões da Delta captam informações sobre inclinação, rotação e velocidade do vento, entre outras, e esses dados são enviados a um sistema. Os pilotos também alimentam o sistema ao informar turbulências encontradas em voo.

Como os pilotos são informados? O piloto insere seu plano de voo num tablet, que está conectado a esse sistema de dados, e ali consegue visualizar se há áreas de turbulência em sua rota, em tempo real.

Turbulências custam caro! Além de desconfortáveis para os passageiros, as turbulências são motivo de gasto para as empresas aéreas porque significam consumo extra de combustível, uma vez que os aviões são obrigados a desviar delas. Dependendo da intensidade, podem ferir passageiros e tripulantes, o que resulta em custos de assistência –e pousos em aeroportos alternativos.

Um estudo da Nasa, agência espacial americana, calculou em US$ 100 milhões as despesas das companhias anualmente com turbulências.

Cientista descobre o 'truque' dos pássaros para enfrentar turbulências

New York Times

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.