IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Aeronáutica cria curso online grátis sobre investigação de acidentes aéreos

Todos a Bordo

26/08/2016 13h48

Uma das telas do curso de apuração de acidentes aéreos (Reprodução)

Uma das telas do curso de apuração de acidentes aéreos (Reprodução)

POR RICARDO GALLO

Pela primeira vez, qualquer pessoa poderá saber mais sobre como são investigados os acidentes aéreos no Brasil.

A apuração é feita pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão militar ligado à Aeronáutica. O Brasil, aliás, é um dos poucos países a delegar a militares essa atribuição –na grande maioria das nações, órgãos civis fazem a apuração de acidentes.

Nesta semana, o Cenipa colocou no ar um curso on-line de introdução ao sistema de investigação e prevenção de acidentes aéreos. Gratuito, tem como intenção familiarizar os participantes com o trabalho dos investigadores.

O curso aborda, entre outros temas, fundamentos (o que faz um avião voar, por exemplo), risco de balões, emissão de raio laser contra aviões, sujeiras na pista que podem resultar em acidentes –em relação a este último, o precedente mais marcante foi de um Concorde da Air France que explodiu logo depois de decolar, em 2000, em Paris. O avião foi atingido por uma peça que havia se soltado minutos antes de outro avião. A peça atingiu o tanque de combustível, o que fez pegar fogo em uma das asas.

wap-celular-tv-midia-indoor-concorde-acidente-113-mortos-continental-2000-1291643284051_1024x768

O blog fez o curso e o concluiu em cerca de três horas. São mostrados tópicos de cada assunto e, ao final, o aluno faz uma avaliação, com questões objetivas. Se acertar 70% das perguntas, passa à etapa seguinte.

É uma boa oportunidade de conhecer temas sobre os quais pouco se fala. Por se tratar de um curso introdutório, não é necessário conhecimento prévio do tema.

Como participar?

A primeira turma do curso acontece até 2 de outubro, mas todas as 500 vagas foram preenchidas. Outras 500 vagas serão abertas para a segunda turma, que vai de 24 de outubro a 4 de dezembro. O cadastro e o início podem ser feitos no próprio dia 24 de outubro, pelo site https://cenipavirtual.aer.mil.br.

Em 2017, o Cenipa fará sete edições do curso, também com 500 vagas em cada um.

Indiano que sobreviveu a acidente aéreo em Dubai ganha na loteria

Band News

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.