IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Airbus quer avião feito em impressora e hangar com robô e realidade virtual

Todos a Bordo

02/06/2016 06h00

A fabricante de aviões francesa Airbus apresentou uma pequena aeronave de quatro metros de comprimento e quatro metros de envergadura feita a partir de peças produzidas quase totalmente com uma impressora 3D (capaz de imprimir objetos). Só os dois motores e os controles é que não são feitos na impressora. A divulgação foi feita durante uma feira de aviação que acontece em Berlim, na Alemanha.

Avião feito com peças impressas em 3D é exibido em feira em Berlim (Alemanha) Imagem: Tobias Schwarz/AFP Photo

Avião feito com peças impressas em 3D é exibido em feira em Berlim (Alemanha) / Imagem: Tobias Schwarz/AFP Photo

O avião é chamado de Thor, pesa cerca de 25 quilos e foi construído com apenas 50 peças, todas produzidas com a tecnologia. Apenas os motores e os controles não são fabricados em impressora 3D

O pequeno modelo não tripulado ainda está em fase de experimentação e faz parte dos estudos que a fabricante vem fazendo para incluir esse tipo de tecnologia em sua produção. Para 2016, estão agendados mais de 15 testes com o avião.

Essa não é a primeira tentativa da Airbus de produzir aeronaves com a tecnologia. No ano passado, a empresa americana-israelense Stratasys divulgou detalhes da produção de mais de mil componentes feitos em impressoras 3D para o Airbus A350 XWB.

Airbus A350

Modelo de um avião A350 / Imagem: Divulgação/ILA

Segundo a Airbus, o uso dessa tecnologia na aviação pode trazer dois benefícios: reduzir o tempo de fabricação das peças e diminuir o peso dos aviões, o que significaria uma redução importante no consumo de combustível.

Além do miniavião, a empresa também exibiu uma parede divisória impressa em 3D para cabines. Essa parte fica entre a área de passageiros e a "cozinha" do avião e é capaz de suportar altas cargas. Além da resistência, a estrutura consegue ser 45% mais leve (30 quilos) que as paredes convencionais.

Imagem simula como a porta seria implementada em aviões. / Crédito: Divulgação/Airbus

Imagem simula como a porta seria implementada em aviões. / Crédito: Divulgação/Airbus

Alguns testes já foram realizados, mas outros serão feitos em 2016, incluindo um voo de teste a bordo de um A320.

Hangar com robô e óculos de realidade virtual

Durante os quatro dias de evento, que começou na quarta-feira (1º) e vai até sábado (4), a fabricante também apresenta um conceito de "hangar do futuro" que usa a tecnologia para consertar aviões.

Nele, um robô equipado com sensores e capaz de se movimentar independentemente, consegue identificar áreas que precisam de reparo nos aviões. O dispositivo manda as informações para um centro de controle onde os técnicos podem reparar remotamente o problema com a ajuda de óculos de realidade virtual e robôs.

Além disso, possíveis peças defeituosas podem ser repostas usando uma impressora 3D alocada no hangar. Segundo a empresa, isso eliminaria a necessidade de transportar grandes partes de aviões por longas distâncias.

Leia também: 

Impressora 3D faz avião de 3 kg sem piloto que monitora clima na Antártida

Peça de avião feita com impressora 3D precisa de três certificações

Feira tem avião impresso em 3D, jato do Iron Maiden e caças militares

Projeto de assento do futuro tem aquecimento no pé e TV de 24″

Avião do futuro tem cabine transparente e TVs em holograma

Empresa cria avião elétrico pessoal que pode decolar a partir de um jardim

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.