IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

3.000 figurantes fingem viagem de avião para testar embarque do Galeão

Todos a Bordo

19/05/2016 06h00

Na próxima segunda (23), o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOGaleão), no Rio de Janeiro, inaugura uma nova área de embarque que funcionará como uma extensão do terminal 2. O Píer Sul, como é chamado, tem mais de 100 mil metros quadrados, 26 novas pontes de embarque e uma alameda de lojas e restaurantes de 30 mil metros quadrados.

Para testar se os serviços oferecidos serão bem recebidos pelos mais de 17 milhões de passageiros que passam por lá todos os anos, o aeroporto convocou voluntários para participarem de uma série de simulações. Os experimentos incluem desde tempo gasto no check-in até procedimentos em caso de um incêndio de grandes proporções.

Imagem: Aline Christiane Massuca/RIOGaleão

Voluntários preparam-se para fazer o check-in em nova área de embarque

Imagem: Aline Christiane Massuca/RIOGaleão

Até agora, 40 testes foram realizados. Entre outras experiências, voluntários tinham que encontrar o portão de embarque

Do início do ano até agora, mais de 3.000 "figurantes" foram chamados para os 40 testes. Segundo o aeroporto, o perfil varia de acordo com o que será testado —em alguns casos, as pessoas não conhecem os procedimentos de aeroporto e, em outros, são profissionais da área.

No último teste, aproximadamente 100 pessoas, a maioria estudante de engenharia, arquitetura, ciências aeronáuticas e turismo, simularam situações de embarque e desembarque na nova área, começando pelo check-in com destino a Frankfurt, na Alemanha.

Os estudantes também tiveram que despachar a bagagem (80 malas), caminhar até a área de embarque do novo Píer e encontrar seus assentos em um Boeing 747-8 da Lufthansa. Por se tratar de um teste, é claro que a viagem para a Alemanha era fictícia. Os estudantes permaneceram poucos minutos dentro do avião e já começaram os testes de desembarque e restituição de bagagem.   

Imagem: Aline Christiane Massuca/RIOGaleão

Voluntários esperam suas malas em esteira da nova área do RIOGaleão

Imagem: Aline Christiane Massuca/RIOGaleão

O embarque em um Boeing 747-8 da Lufthansa também fazia parte dos testes

Segundo a concessionária que administra o aeroporto, os resultados foram satisfatórios e a nova área está preparada para receber os passageiros reais.

Esse tipo de avaliação feita com voluntários é comum em novos aeroportos e faz parte de um processo chamado de ORAT (Operational Readiness, Activation and Transition ou Disponibilidade Operacional, Ativação e Transição). Trata-se de uma metodologia de trabalho que ajuda a direcionar como será o processo para construção e conclusão de um novo aeroporto ou parte dele.

De acordo com projeções da concessionária que administra o aeroporto, a movimentação no RIOGaleão deve aumentar este ano em cerca de 1 milhão de passageiros, chegando a 18,5 milhões ao longo de 2016. O aumento acontecerá, principalmente, por causa dos Jogos Olímpicos.

Leia também: 

Para ter sorte, pilotos desenhavam de pin-up a tubarão em aviões de guerra

Turbina, porta e roda usada de avião viram poltrona, mesa e relógio de luxo

Cães treinados para encontrar droga só conseguem achar comida em aeroporto

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros; conheça alguns

Para espantar aves, aeroportos usam falcão-robô, cão e sabre de 'Star Wars'

Fãs transformam aviões em casa, bar, hotel e até barco

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.