IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Depois de banheiro, outra empresa planeja avião com interior autolimpante

Todos a Bordo

14/04/2016 06h00

Crédito: Getty Images

Crédito: Getty Images

No mês passado, a fabricante de aviões Boeing anunciou que está desenvolvendo um banheiro autolimpante que usa luz ultravioleta para matar germes e bactérias da pia, do vaso sanitário e das portas sem que o passageiro precise acionar qualquer botão.

Agora, uma empresa aeroespacial americana chamada Mag Aerospace, com sede na Califórnia, resolveu ir além e patenteou uma tecnologia semelhante capaz de desinfetar não só o banheiro, mas o interior de todo o avião.

Segundo a empresa, o sistema automatizado usaria raios ultravioleta de LED orgânico para matar os germes e as bactérias que estão presentes no ar e em superfícies dentro da cabine, como os assentos e mesas para refeição.

Para isso, luzes de desinfecção seriam instaladas ao longo do chão e acima dos assentos. Por segurança, o sistema seria ativado apenas quando não houvesse passageiros ou tripulação no interior da cabine. A tecnologia poderia, inclusive, ser instalada em esteiras para mala ou em carrinhos de bagagem.

De acordo com a Mag Aerospace, os raios ultravioleta podem ser uma alternativa para reduzir e até evitar doenças causadas pelos vírus e bactérias presentes no interior da aeronave, uma vez que seria possível eliminar quase 100% deles.

Quais são os lugares mais sujos?

Enquanto a ideia não sai do papel, o jeito é buscar outras soluções para fugir da sujeira e da contaminação. A primeira dica é ficar longe das mesinhas de apoio. Segundo uma pesquisa divulgada no ano passado pelo site de planejamento de viagens Travelmath, é justamente esse o local com maior concentração de bactérias.

Para chegar ao resultado, o site colheu 26 amostras em quatro voos de duas companhias aéreas que não foram identificadas. Também foram coletadas amostras em cinco aeroportos. O material foi analisado em laboratório para verificar o total de bactérias presentes.

Segundo o Travelmath, o número de bactérias encontradas nas mesinhas foi oito vezes maior do que o encontrado no botão de descarga do banheiro dos aviões. Também ficou bem acima do verificado no material recolhido na saída de ar individual que fica acima dos assentos e na fivela do cinto de segurança.

Uma explicação para essa diferença é que os banheiros são higienizados com maior frequência, o que não ocorre com as mesinhas, indica o site, alertando para a importância de "eliminar qualquer contato direto de sua comida com a mesa", para evitar a transmissão de bactérias para a boca.

Outros estudos já foram feitos sobre a limpeza dos aviões e apontaram os bolsos que ficam atrás das poltronas, as persianas das janelas e os descansos de braço como locais onde a concentração de bactérias também é alta.

Leia também: 

"Oscar" de avião tem projetos de assento que sobe e banheiro autolimpante

Aeroporto de Recife tem cabine de descanso automatizada por R$ 50 a 1ª hora

Avião do futuro tem cabine transparente e TVs em holograma

Por que devo colocar o assento na posição vertical em pousos e decolagens?

Aéreas oferecem massagem e champanhe para passageiros em qualquer classe

Projeto de assento do futuro tem aquecimento no pé e TV de 24″

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.