IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Por que as luzes são apagadas no pouso e decolagem dos aviões?

Todos a Bordo

05/03/2016 06h00

Crédito: Getty Images

Crédito: Getty Images

Quem já viajou durante a noite, deve ter reparado que a intensidade das luzes da cabine sempre é reduzida no pouso e decolagem. Por que isso acontece?

Trata-se de um procedimento de segurança adotado pelas companhias aéreas. Em caso de uma evacuação de emergência no escuro, os olhos já estariam ajustados para enxergar melhor.

A situação (pelo menos para os olhos) é a mesma de quando estamos em um quarto cheio de móveis e apagamos a luz. É bem provável que em algum momento haja um esbarrão em um móvel no caminho até a porta. Agora, se esperarmos alguns segundos, nossa visão parece se ajustar à escuridão.

O "ajuste" acontece graças a alguns mecanismos da visão. Nossos olhos "sentem" a intensidade da luz usando dois tipos de células: bastão e cone de retina. A primeira percebe imagens em preto e branco e funciona melhor com pouca luz. Já as células cone percebem a cor na luz intensa.

Dentro dos bastões existe a rodopsina, uma substância usada para absorver fótons e perceber a luz. Quando uma molécula de rodopsina absorve um fóton, ele se divide em outras duas moléculas.

Quando o ambiente fica escuro, essas duas moléculas voltam a se juntar, mas isso leva alguns segundos. É por isso que nossa visão demora um pouco para se acostumar.

Especialista consultado: Fábio Ejzenbaum, oftalmologista. 

Leia também:

Com fone de ouvido e óculos, cachorro vira espantalho de aves em aeroporto

Qual o lugar mais sujo em um avião? Não, não é o banheiro

Ar seco a bordo: como reduzir o desconforto

Com umidade de deserto, avião afeta nariz, ouvido e paladar; veja dicas

Dicas para (tentar) dormir melhor durante os voos

Hotéis oferecem serviços especiais para acabar com jetlag dos hóspedes

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.