IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Airbus estuda assento flexível para passageiro obeso e família com crianças

Todos a Bordo

22/02/2016 12h00

A fabricante de aviões Airbus apresentou um pedido de patente para assentos de passageiros reconfiguráveis, com cadeiras e cinto de segurança ajustáveis, que permitirão acomodar pessoas de diferentes tipos físicos, principalmente as com excesso de peso.

De acordo com a série de desenhos apresentados ao escritório de patentes dos EUA, as poltronas poderiam ser configuradas de três formas. "Com a possibilidade de adaptação dos bancos, as companhias podem atender às exigências de grupos específicos de usuários, como famílias com crianças pequenas, idosos, obesos e pessoas com mobilidade reduzida", disse a Airbus em seu pedido.

A primeira ilustração mostra a possibilidade de aumentar o espaço entre as poltronas, acomodando facilmente duas pessoas obesas e ainda mantendo o "braço" que separa os assentos entre elas. Segundo a fabricante, essa configuração seria indicada para passageiros com excesso de peso ou com mobilidade reduzida.

Créditos: Reprodução/Airbus

Créditos: Reprodução/Airbus

Hoje, algumas companhias aéreas oferecem poltronas mais largas por um custo extra no valor das passagens. Qualquer passageiro, obeso ou não, pode comprar os lugares.

O segundo desenho mostra os mesmos assentos, mas agora acomodando três pessoas. Segundo a descrição da companhia, a configuração pode ser "convenientemente usada na classe econômica, oferecendo espaço suficiente para três passageiros que não necessitem de lugares mais espaçosos".

Crédito: Reprodução/Airbus

Crédito: Reprodução/Airbus

A terceira configuração pode ser uma boa notícia para famílias com crianças pequenas que já pagam pelos assentos. No desenho, as mesmas poltronas acomodam dois adultos e duas crianças pequenas sentadas entre eles. De acordo com a Airbus, isso poderia ajudar a reduzir os custos das passagens em viagens de família. Hoje, crianças a partir de dois anos já pagam a passagem. O preço varia de acordo com a companhia aérea.

Créditos: Airbus

Créditos: Airbus

E quando os assentos começarão a ser fabricados? A resposta não é animadora. A solicitação de patente não significa que a proposta vai virar realidade. De acordo com a Airbus, cerca de 600 patentes são registradas todos os anos com o objetivo de proteger a propriedade intelectual da empresa. Entre alguns dos pedidos, estão uma espécie de "beliche de assentos", capacetes de realidade virtual e aviões supersônicos.

Leia também:

– Novo projeto de avião supersônico sonha com viagem Londres/NY em meia hora

Airbus imagina como colocar mais passageiros a bordo – uns sobre os outros

Avião do futuro: forma de donut, cockpit nos fundos e porta antiterrorista

Assentos que vão para frente e para trás: fim da falta de espaço nos voos?

Bonecas "possuídas" ganham assento e comida em voo na Tailândia

– Projeto de assento do futuro tem aquecimento no pé e TV de 24″

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.