IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Escolha de vinhos da 1ª classe observa até umidade e pressão da cabine

Todos a Bordo

21/02/2016 06h00

Para muitos passageiros, tomar uma dose de uísque ou uma taça de vinho é uma das melhores dicas para relaxar durante os voos. Agora, se você estiver viajando na primeira classe de algumas companhias aéreas, a experiência pode ser ainda melhor.

Equipe de mais de 40 especialistas no assunto, vinho escolhido sob medida e que leva em conta umidade e pressão da cabine e sommelier exclusivo são apenas algumas das iniciativas das companhias aéreas para garantir boas cartas de vinho para a primeira classe. Veja algumas delas:

Etihad Airlines

Quarto de apartamento oferecido em alguns voos da Etihad / Crédito: Reprodução/Etihad

Quarto oferecido em alguns voos da Etihad / Crédito: Reprodução/Etihad

A experiência de viajar em uma espécie de apartamento dentro do avião já é um bom motivo para manter o passageiro relaxado na Etihad Airlines. Na classe ultraexclusiva da companhia, que oferece cabines com quarto, banheiro e sala privativos, os vinhos são escolhidos e servidos por um profissional treinado na Butler Academy Savory, em Londres. A carta é baseada nas bebidas oferecidas na primeira classe e na executiva. Uma equipe de sommeliers é contratada exclusivamente pela companhia para escolher quais tipos serão servidos.

Virgin Atlantic

Passageiros da primeira classe podem tomar uma taça de vinho no bar do avião. Crédito: Reprodução/Virgin

Passageiros da primeira classe podem tomar uma taça de vinho no bar do avião. Crédito: Reprodução/Virgin

A companhia aérea do Reino Unido oferece tutoriais de degustação de vinhos através do sistema de entretenimento a bordo. A seleção das bebidas mudam a cada trimestre, mas sempre oferecem três diferentes tipos de vinho tinto e três tipos de branco. Estilos vintages e menos conhecidos também fazem parte do cardápio. Quando a empresa lançou seu novo avião Dreamliner 787, passou a servir um espumante feito sob medida para ficar borbulhante por mais tempo, mesmo com a pressão e falta de umidade da cabine.

Ana

Para escolher a lista de vinhos da 1ª classe, a companhia aérea japonesa Ana leva uma equipe de 40 sommeliers certificados para uma prova cega de dois dias de degustação para escolher os 300 tipos de vinho servidos nos voos. Além da escolha de vinhos típicos dos destinos oferecidos pela companhia, como EUA, França e Alemanha, os vinhos de outros países também são selecionados para fazer parte da lista.

Qantas

Suíte da primeira classe da Qantas/ Crédito: Reprodução/Qantas

Suíte da primeira classe da Qantas. Crédito: Reprodução/Qantas

Na companhia aérea australiana, os passageiros da primeira classe podem pedir um menu degustação composto de oito pratos feitos com ingredientes orgânicos e sustentáveis e, claro, acompanhado de vinho. Quem assina o menu é o chefe e celebridade australiano Neil Perry (dono de restaurantes, apresentador de programa de TV e especialista em comida asiática). A escolha da carta de vinhos é feita por uma equipe de sommeliers contratada exclusivamente pela Qantas.

Leia também: 

– Fotos mostram como primeira classe se distraía durante voos na década de 60

– Veja as aéreas com os melhores serviços a bordo, da 1ª classe à econômica

– Projeto de assento do futuro tem aquecimento no pé e TV de 24″

– Calorias de refeições em voo podem equivaler a dois Big Macs, diz pesquisa

– Volta ao mundo em jato vip chega ao Brasil custando US$ 108 mil por pessoa

– Tem medo de andar de avião? Experimente fazer sexo antes da viagem

 

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.