IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Calorias de refeições em voo podem equivaler a dois Big Macs, diz pesquisa

Todos a Bordo

29/12/2015 06h00

Crédito: Free Images

Se você procura ter uma alimentação mais saudável ou está de olho na balança, é melhor ficar atento às refeições oferecidas durante os voos.

Após analisar a qualidade da comida oferecida aos passageiros da classe econômica de 12 companhias aéreas americanas e canadenses, Charles Platkin, um médico especializado em dietas, concluiu que a maioria delas está longe de oferecer uma refeição saudável e, principalmente, com calorias reduzidas.

Frontier Air, Spirit Airlines e Hawaiian Airlines foram as que tiveram pior avaliação, com notas entre 1 e 1,25 em uma escala que vai de 0 (pior) a 5 (melhor nota). As duas primeiras são companhias de baixo custo que operam nos Estados Unidos e a última é a maior empresa aérea a operar no Havaí.

As notas levavam em conta todo tipo de alimento oferecido nos voos, entre refeições principais, lanches e aperitivos, clareza na especificação das calorias e se a empresa foi prestativa ao fornecer os dados.

De acordo com o relatório, a Hawaiian Airlines oferece o prato mais calórico entre os avaliados, com 1.266 calorias. O número corresponde, aproximadamente, às calorias de dois Big Macs e é preciso mais de quatro horas de caminhada para queimar tudo isso.

Trata-se de almôndegas de peru ao molho de soja com ervilhas, pimentões, arroz, mix de saladas e doce de leite de sobremesa. Junte a isso, biscoitos de queijo, frutas e mais doce de leite, oferecidos como lanche. Os quitutes fazem parte do cardápio de um voo que vai do Havaí para Nova York.

As mais saudáveis

No topo da lista está a Virgin America, com 4,5 pontos. Segundo o pesquisador, a companhia americana também de baixo custo é a que mais investe em pratos saudáveis, exceto pelos aperitivos. Na empresa, a média de calorias é de 352, contabilizando pratos principais, aperitivos e lanches. Depois da Virgin America, aparece a Jet Blue (4 pontos), Delta e Air Canada.

Para se ter uma ideia, a média calórica geral das companhias avaliadas é de 400 kcal. Já a da Hawaiian é de 588 kcal. O relatório não oferece o número de calorias médias da Frontier Air, a pior avaliada.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.