IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Airbus imagina como colocar mais passageiros a bordo – uns sobre os outros

Todos a Bordo

07/10/2015 10h53

Desenho em pedido de patente da Airbus para nova configuração de assentos (Escritório de Patentes e Marcas dos EUA)

Pedido de patente da Airbus para novos assentos (Escritório de Patentes e Marcas dos EUA)

Uma das maiores fabricantes mundiais de aviões, a Airbus teve uma nova ideia para colocar mais passageiros dentro de uma aeronave. E a proposta não parece favorecer muito os passageiros. Em um pedido de patente (link encurtado http://zip.net/blr7wn), a empresa cria uma espécie de mezanino, para colocar uns em cima dos outros na fileira central.

"Nos meios modernos de transporte, em particular nos aviões, é muito importante, sob o ponto de vista econômico, fazer o melhor uso do espaço disponível na cabine de passageiros", diz a Airbus na solicitação, afirmando que o projeto "ainda oferece um alto nível de conforto para os passageiros".

Veja também: Novos projetos imaginam avião com assentos deslizantes e poltronas beliche
Assentos que vão para frente e para trás: o fim do aperto nos voos?

Olhando os desenhos apresentados, é difícil imaginar como esse conforto seria garantido. As imagens mostram escadas para subir para o mezanino e indicam que os assentos das fileiras inferior e superior poderão reclinar totalmente, até se transformarem em camas – em uma configuração semelhante a um beliche. A Airbus indica que o arranjo é particularmente indicado para a classe executiva.

Pedido de patente da Airbus para novos assentos (Escritório de Patentes e Marcas dos EUA)

Pedido de patente da Airbus para novos assentos (Escritório de Patentes e Marcas dos EUA)

A solicitação de patente não significa que a proposta vai virar realidade. A Airbus afirma que registra a cada ano cerca de 600 patentes, "com o objetivo de proteger sua propriedade intelectual", sem que isso signifique que todas serão adotadas em seus aviões.

No entanto, os muitos projetos apresentados por diversas empresas tendo os assentos como alvo indicam que o espaço que hoje já é apertado pode ser usado de maneira ainda mais inusitada no futuro.

Leia mais: Avião do futuro: forma de donut, cockpit nos fundos e porta antiterrorista
Como escolher os melhores assentos no avião

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.