IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Aérea vai afastar mais de 100 tripulantes considerados acima do peso

Todos a Bordo

14/09/2015 15h27

Avião da Air India (Imagem: Divulgação)

Avião da Air India (Imagem: Divulgação)

A estatal Air India vai impedir mais de 100 tripulantes de voar por considerar que estão acima do peso. A lista inclui aeromoças. No ano passado, 600 funcionários foram advertidos para a necessidade de perder peso, mudando hábitos alimentares e praticando exercícios físicos.

Os tripulantes foram monitorados pela companhia aérea e cerca de 130 não conseguiram atingir o padrão exigido, sendo considerados incapazes de realizar suas funções a bordo. Alguns devem passar a trabalhar em solo, enquanto outros poderão se desligar voluntariamente da empresa, segundo informação da imprensa local.

A aérea diz que a medida não está relacionada diretamente ao peso, mas à condição física do funcionário, argumentando que um tripulante que está em forma responde de maneira mais eficiente a uma situação de emergência.

O órgão que regula a aviação civil no país estabelece um índice de massa corporal (divisão do peso pela altura ao quadrado) entre 18 e 25 como adequado para um comissário do sexo masculino. Para as aeromoças, o resultado deve ficar entre 18 e 22. No entanto, a associação dos trabalhadores do setor afirma que as regras não incluem nenhuma restrição de peso para tripulantes, conforme informou a BBC.

Em 2009, a Air India já havia retirado funcionários das funções a bordo por excesso de peso. Dez aeromoças foram afastadas na ocasião.

Leia também: No Facebook, aérea responde cliente que reclamava de aeromoças 'gordinhas'

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.