IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Quem hoje voa de TAM passará a voar de Latam. Confira as mudanças previstas

Todos a Bordo

06/08/2015 10h50

170803 BEAT LOGO Vetor RGB-01A partir de 2016 os passageiros que viajarem pela TAM vão notar uma diferença significativa: eles passarão a viajar pela Latam. A unificação das marcas TAM e Lan foi anunciada nesta quinta-feira, em São Paulo, mas as mudanças práticas para os clientes não serão sentidas de imediato.

Os sites das duas companhias, por exemplo, continuarão os mesmos durante o período de transição – www.tam.com.br e www.lan.com. Segundo o responsável pela área de marketing do grupo Latam, Jerome Cadier, a unificação do sistema de reservas só deve ocorrer no final de 2016 ou começo de 2017. Aí então será feita uma campanha de comunicação para informar os viajantes sobre a mudança.

"Isso tem que ser gradual. A gente tem hoje as companhias funcionando em sistemas de reserva que foram construídos em uma lógica diferente. Por mais que você queira que a capa, o 'ponto.com' seja um só, esses sistemas têm que ser unificados", disse Cadier. "A partir do momento em que eu começo a ter um só site, um só sistema de reservas, uma só marca, eu consigo ser mais eficiente, inovar mais rápido".

Apesar de o sistema de reservas ainda estar longe da unificação, já está no ar uma página com o nome a ser adotado. A página reúne algumas informações sobre as alterações previstas, no endereço www.latam.com/construindo-latam.

Os programas de milhagem TAM Fidelidade e Lanpass também continuarão separados durante o processo de transição, que pode durar até três anos. Também seguem funcionando de forma  independente a TAM Viagens e a Lantours, além dos serviços de atendimento ao cliente.

Aplicativo

Entre as novidades prometidas pelo grupo estão serviços importantes para os passageiros, que devem ser disponibilizados por meio de um aplicativo. A ideia é dar mais autonomia ao viajante para fazer alterações de voos e lançar alertas sobre o status do voo, com informações sobre mudanças de portão de embarque, atrasos, etc. Outro serviço previsto é o de rastreamento e localização de bagagem que, no entanto, ainda não tem data para ser lançado.

O aplicativo também deverá funcionar como meio para reclamações dos usuários e acompanhamento de solicitações, além de um canal direto com as companhias, por meio de chat ao vivo, para suporte no celular.

Aviões

Também a partir de 2016, os clientes devem começar a ver a nova imagem Latam nos aviões, uniformes e espaços físicos do grupo. Os planos incluem ainda a unificação de balcões nos aeroportos.

Leia também: Gol promete internet paga em seus aviões a partir do ano que vem
TAM solicita cancelamento de 23 voos nacionais e internacionais
TAM vai estrear novos aviões da Airbus com voo SP-Manaus em janeiro

Interior do avião A320 (Divulgação)

Interior do avião A320 (Divulgação)

(Claudia Andrade)

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.