IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Por ambientes mais silenciosos, aeroportos podem restringir anúncio sonoro

Todos a Bordo

30/07/2015 06h00

Passageiros no aeroporto de Helsinque, na Finlândia (Foto: Finavia/Divulgação)

Passageiros no aeroporto de Helsinque, na Finlândia (Foto: Finavia/Divulgação)

Úteis para alguns, incômodos para outros. Os constantes anúncios sobre voos estão na mira de aeroportos que resolveram tornar os ambientes mais silenciosos e relaxantes. A tendência tem sido observada principalmente na Europa.

O aeroporto de Helsinque, na Finlândia, divulgou recentemente o fim dos anúncios que se espalham pelos terminais por meio do sistema de som. Os alertas agora ficarão restritos às imediações dos portões de embarque. Também foram extintos os chamados em todo terminal para passageiros atrasados.

Ou seja, quem se distrai fazendo compras, comendo ou passeando pelo terminal vai ter de ficar mais atento para não perder o voo. Em troca, o aeroporto da capital finlandesa pretende diminuir o estresse dos passageiros antes da viagem. Em resumo, quem estiver atento ao seu local e horário de embarque poderá relaxar mais enquanto espera em um lugar menos barulhento.

Para compensar o que pode ser visto por alguns como uma limitação do acesso a informação, a direção recomenda recorrer aos dados disponíveis na internet e em aplicativos. Outros aeroportos também já estão investindo em formas de transmitir informação ao passageiros, sem a necessidade dos avisos sonoros.

Um exemplo citado pela rede americana CNN é o aeroporto de Munique, na Alemanha, onde quiosques informativos permitem o contato direto, por vídeo, com um funcionário, no idioma de escolha do passageiro. Também há a possibilidade de saber o caminho e o tempo estimado de deslocamento até um ponto específico do aeroporto por meio de telas interativas.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.