IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Como aproveitar melhor as milhas voando em companhias aéreas parceiras

Todos a Bordo

14/07/2015 06h00

Foto: Getty Images

Getty Images

Comecemos com um alerta: não é possível transferir milhas entre programas de fidelidade nem, é claro, pontuar em dois programas diferentes com a mesma passagem. Sendo assim, a opção pelo programa de sua preferência é passo importante na hora de decidir onde acumular milhas para trocar por passagens aéreas.

Vamos a um exemplo: você compra um bilhete da American Airlines, no site da companhia americana, mas quer que os pontos sejam creditados no Multiplus Fidelidade TAM, que integra a mesma aliança Oneworld. Mas se você não deixar isso claro, os pontos não vão parar automaticamente no Fidelidade. É preciso indicar o programa de sua preferência no momento da compra das passagens ou no check-in – seja pela internet, totem ou direto com o funcionário no aeroporto.

Também é possível fazer uma solicitação retroativa de pontos depois da viagem, caso não tenham sido creditados em nenhum programa. Ainda no exemplo acima, se você estiver cadastrado no AAdvantage, da companhia americana, os pontos podem ir parar lá. Em geral, o campo para indicar o programa de fidelidade de sua preferência aparece na mesma página dos dados do passageiro. Mais do que uma informação para fins de identificação, o programa escolhido vai determinar o destino final das milhas correspondentes à categoria do bilhete adquirido.

Obviamente esse processo vale para todas as companhias aéreas que trabalham com empresas parceiras, como é o caso do Smiles. Ao comprar passagem no site de alguma parceira da Gol, é só selecionar o Smiles na hora de incluir os dados do passageiro. Se, ao contrário, você quiser creditar pontos de passagens da Gol em outro programa de milhagem, também é só fazer essa opção no momento da compra ou do check-in.

A Avianca anunciará no final deste mês sua entrada oficial na rede Star Alliance, que também prevê o acúmulo de pontos na empresa de preferência do cliente.

Em resumo: se for informar o programa de fidelidade (nome ou número) já na hora da compra ou do check-in, atenção para não escolher automaticamente o programa da companhia aérea que fará o voo. Se não optar por nenhum programa antes de viajar, atente para os prazos definidos pelas empresas para fazer a solicitação retroativa de milhas. Vale lembrar que algumas categorias de passagens aéreas não são válidas para acúmulo de pontos.

Leia também: Como prolongar a vida útil das suas milhas
Consumidor que vende milhas aéreas expõe dados pessoais e pode não receber
Companhia sorteia 100 milhões de milhas até o fim das férias de julho

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.