IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Avião do futuro tem cabine transparente <br>e TVs em holograma

Todos a Bordo

02/06/2015 06h00


Especialistas da Airbus criaram o projeto do que seria um avião do futuro, tendo como referência o ano de 2050. O Concept Plane (Avião Conceitual), que você pode conhecer no vídeo acima, reúne tecnologias ainda não desenvolvidas, que, potencialmente, podem transformar a experiência do passageiro. Um dos pontos mais chamativos dessa aeronave virtual é a possibilidade de a fuselagem – de estruturas biônicas – ficar transparente ao longo do voo, proporcionando a vista de um avião "conversível".

As poltronas não apenas reclinam, como podem girar em torno de si mesmas, para que os passageiros consigam apreciar diferentes ângulos da vista aérea. Elas também contam com abas para isolamento acústico individual. As TVs de entretenimento a bordo são substituídas por telas em holograma, o que representa uma economia de peso e espaço. Funcionariam com a energia proveniente do calor do corpo dos passageiros, armazenado pelas poltronas.

Uma sala multiuso, no centro da aeronave, pode ser convertida em mapa interativo, área de conferência, bar ou sala de jogos, de acordo com a necessidade. Outro item que chama a atenção no vídeo é que a bagagem de mão se organiza sozinha – basta colocá-la em uma esteira ao entrar na aeronave. Todo o mobiliário da cabine seria feito de materiais recicláveis e autolimpantes.

O Concept Plane é um exercício criativo, a projeção de um futuro ideal. Não há, ao menos por enquanto, nenhuma iniciativa para colocá-lo em prática.

Crédito: Divulgação

A cabine muda de aparência durante o voo e proporciona uma vista panorâmica. (Imagem: Divulgação)

Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.